Permanecer na universidade muitas vezes se torna um desafio para muitos estudantes, principalmente para aqueles com menos recursos financeiros. Pensando nisso, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Juventude e Esportes – Sejuves, criou o programa ‘Cartão do Estudante’.
O objetivo do programa é permitir que jovens carentes estudantes universitários de Palmas possam circular de forma gratuita nos transportes coletivos da capital, garantindo o acesso destes às universidades. Para tanto, se contemplado, o aluno receberá créditos na sua carteira de estudante.
Matriculado em no máximo em 03 (três) disciplinas ou estudante de instituições com sistema de Ensino à Distância, o aluno terá direito à R$ 15,00 (quinze reais). Já se estiver regularmente matriculado acima 04 (quatro) disciplinas terá direito à R$ 30,00 (trinta reais).
Como participar
Para participar do programa ‘Cartão do Estudante’ o universitário deverá estar devidamente matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior (IES) contempladas; possuir renda de até 4 salários mínimos; necessitar de transporte coletivo para se deslocar até a instituição e comprovar que reside em Palmas há no mínimo 6 meses, a partir da data de solicitação do benefício.
O estudante que for beneficiário do programa deverá comprovar estar regularmente matriculado via comprovante de matrícula atualizado e no primeiro mês do segundo semestre, em agosto, também reapresentará o comprovante de matrícula no prazo máximo de 30 dias, quando for receber o benefício na sede da Sejuves. Se não apresentar o comprovante o aluno pode perder o benefício.
Serviço Voluntário
No ato da inscrição o estudante assinará um documento se comprometendo a prestar serviço voluntário junto a Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, nos eventos realizados pela mesma, e para tanto será avisado por meio de telefone os dias que irá participar dos eventos. Se o mesmo se recusar a participar dos eventos realizados pela secretaria poderá perder o benefício.
Inscrição
As inscrições para o programa ‘Cartão do Estudante’ têm início nesta quinta-feira, 18, e vão até o próximo dia 25 de março. Para se inscrever o aluno pode se dirigir ao local designado pela sua IES e preencher a ficha de inscrição e o termo de prestação de serviço voluntário que estará disponível no site da prefeitura e na sede da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes, localizada na Quadra 104 sul, Rua SE – 05, Lote 32, Edifício Olívio Teixeira Siqueira, 1º andar, e nos Diretórios Acadêmicos (DCE’s). No ato da inscrição apresentará os seguintes documentos:
· Cópia do RG e CPF;
· Cópia do comprovante de residência ou declaração de residência;
· Cópia do comprovante de Matrícula Atualizado;
· Cópia comprovante de renda ou declaração de renda;
· 01 foto 3 x 4
· 01 kg de alimento não perecível, no dia da retirada da primeira autorização
Se for dependente de alguém, por exemplo, pai, mãe, tio e outros, o estudante deverá apresentar a cópia dos documentos do responsável, tais como: RG, CPF, comprovante de renda ou declaração de renda e comprovante de endereço.
Para receber o benefício o estudante deve dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes - Sejuves, no horário de atendimento das 12 às 18 horas, para receber autorização do recebimento dos passes junto ao SETURB. A lista dos contemplados será divulgada no site da prefeitura, na sede da Sejuves, nos murais das faculdades e em jornal e TV local.
IES contempladas
Estão cadastradas no programa ‘Cartão do Estudante’ a Fundação Universidade do Tocantins (UFT); a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Educação a Distância (EADCON); o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA); o Instituto de Ensino e Pesquisa OBJETIVO (IEPO – OBJETIVO); a Faculdade de Palmas (FAPAL); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO); a Faculdade Católica do Tocantins (FACTO); Faculdade Interativa COC; Universidade do Tocantins (UNITINS); a Faculdade Serra do Carmo (FASEC); a Escola Técnica de Saúde do Tocantins (ETESUS) e o Instituto Tocantinense de Pós-Graduação – ITOP.
Comentários (0)