Programação de Semana Santa mobiliza fiéis

Tradição na cidade é celebrada todos os anos....

A programação especial para a Semana Santa em Paraíso chega no seu ponto alto a partir de amanhã, na madrugada de quinta para sexta (10) com a subida de fiéis para o topo da serra numa manifestação de fé, religiosidade e agradecimento pelas graças alcançadas. O evento começou no Domingo de Ramos (05), com procissão saindo da Igreja Matriz até o Centro de Vivência da Serra do Estrondo, onde foi celebrada a Missa de Ramos. Centenas de fiéis subiram as escadarias da serra para prestarem sua fé, relembrando a chegada de Jesus Cristo à cidade de Jerusalém.

Investimento

Para a realização da Semana Santa em Paraíso, a Prefeitura Municipal investiu em infra-estrutura e revitalização do complexo turístico Serra do Estrondo. Foram colocadas faixas educativas de conscientização ambiental para preservação do local nas trilhsa e lixeiras espalhadas em todo o percurso.

Para a vigília, será montada uma estrutura de palco, som e iluminação para a programação especial de oração e evangelização no alto da Serra nesta quinta-feira, quando haverá vigília das 20h às 24h. Na sexta-feira, a encenação da paixão de Cristo nas ruas e avenidas de Paraíso, a partir das 18h, será um misto de procissão e espetáculo religioso.

Tradição

Todos os anos, grupos de pessoas fazem vigília no alto da serra, com momentos de orações, louvor e celebração que fazem relembrar a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Durante todo o dia da sexta-feira, religiosos escalam a trilha da Serra do Estrondo como sinal de promessa, penitencia e fé. Alguns carregam objetos como sacrifícios, a exemplo dos que sobem levando cruz ou pedra sobre as costas, outros acendem velas e as levam até o interior da capela que existe no alto da Serra do Estrondo.

Segundo relatos de antigos moradores de Paraíso e registrado num trabalho de conclusão do curso de Turismo de Larissa Ramalho Vieira, reza a lenda que uma moça estava prestes a se casar e sentiu um mau pressentimento sobre seu relacionamento, então, subiu a serra segurando uma vela acesa e, ao chegar ao topo, avistou uma nuvem branca que se aproximou da jovem e dela saiu uma voz que dizia: “vá em paz, será feita a tua vontade, se casarás e serás feliz, mas não guarde esta graça só pra ti, diga às outras pessoas que, quando quiserem ter um casamento feliz, façam como tu fizestes, subam esta serra na sexta-feira da Paixão com uma vela acesa e terão graça alcançada”.

Mas, o que sustenta e deu origem à tradição vivida todos os anos pelos moradores e turistas que visitam à cidade para viverem o seu momento de testemunho e de fé, começou ainda no ano de 1960, quando Firmino Mendes, pioneiro em Paraíso, subiu a Serra do Estrondo carregando uma cruz feita por ele mesmo e, ao chegar no ponto alto da serra, fincou a cruz, num gesto de agradecimento eterno pela graça alcançada.

A partir desse fato, outras pessoas passaram a fazer votos de promessas e terem a Serra do Estrondo como símbolo de sacrifício no dia em que se comemora a mais importante data do calendário cristão, ou seja, a Sexta-feira da Paixão. A capela que existe no alto da Serra foi construída no ano de 1978 depois que a D. Maria Bandeira, outra pioneira de Paraíso, ao acompanhar os fiéis que todos os anos refaziam aquele percurso, pensou na construção de um local ao lado da cruz onde os peregrinos pudessem fazer suas orações e sentirem-se acolhidos em suas manifestações de fé e crença, surgindo, então, a Capela Santa Cruz.

Comentários (0)