Identificar o caminho e o tempero da gastronomia dos gururupienses e aprimorar a qualificação profissional e a gestão empresarial de 30 empresários do setor de alimentação de Gurupi é a proposta do projeto Caminhos do Sabor promovido pelo Ministério do Turismo - MTur em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel, e a Prefeitura Municipal de Gurupi.
Durante o Encontro de Fortalecimento e Ordenamento dos Serviços Turístico do município de Gurupi, o consultor do programa Caminhos do Sabor, Alberone Leal Moura, disse que o projeto visa fazer uma fotografia em 30 estabelecimentos contemplados e tem como objetivo mostrar os problemas do setor para que os empresários tenham uma visão da realidade das tendências gastronômicas da cidade. “O pão de queijo vem de Minas Gerais, o churrasco vem do Rio Grande do Sul e em Gurupi, o que identifica a comida deste lugar?”, questionou Alberone.
Gurupi foi o único município do Tocantins a ser beneficiado com este projeto que tem como meta qualificar até 2011, 11 mil profissionais que atuam em micro e pequenas empresas em 55 destinos no Brasil. “Para aumentar a competitividade do setor, uma emenda federal do deputado Eduardo Gomes destinou recursos do Ministério do Turismo para que Gurupi fosse contemplada com o programa Caminho do Sabor”, disse o Conselheiro Administrativo Nacional da Abrasel, Fernando Cabral.
Além de empresários do setor de alimentação, o encontro contou com a presença da primeira-dama Paulina Abdalla, do vice-prefeito Carlos Barcellos, do representante da secretaria de Produção Rick Sandrelly de Morais, da Assessora de relação Institucionais da Agência de Desenvolvimento Turístico – Adtur, Adeneide Gomes Mendonça e da coordenadora de Serviços da Adtur, Claudia dos Santos, que falou sobre a importância do Cadastur, que é um sistema de cadastro dos prestadores de serviços turístico que está sendo implantado em Gurupi. “A prefeitura recebe de braços abertos ações como esta que visa fomentar as potencialidades turísticas por meio da reestruturação deste setor”, disse o representante da Secretaria de Produção.
Pólo do Abrasel em Gurupi
De acordo com a presidente do pólo da Abrasel no Tocantins, Rosa Eufrásio Chaves Nunes, a Abrasel está há cinco anos em Palmas e depois de instalada melhorou o relacionamento entre os empresários. “Antes os empresários se tratavam como inimigos e depois da criação da Abrasel nós descobrimos que somos concorrentes, mas somos parceiros. Se for criado o pólo da Abrasel em Gurupi a cidade será contemplada no próximo ano com o Festival Sabor Brasil, considerado como maior festival gastronômico do planeta”, disse Rosa Eufrásio, que na ocasião distribui cadastros para ser preenchidos pelos empresários gurupienses.
Sobre o Caminhos do Sabor
De acordo com o Ministério do Turismo o projeto Caminhos do Sabor é desenvolvido em cinco etapas: envolvimento das lideranças locais, pesquisa de oferta e demanda, plano de ação do destino, lançamento oficial e desenvolvimento empresarial. A última etapa envolve os cursos de qualificação em segurança dos alimentos, atendimento e gestão. E, ainda, aulas em vídeo sobre educação continuada em gestão, inglês e espanhol, bem como tradução de cardápios para o inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão e ações de marketing e divulgação. (Com informações da assessoria da prefeitura da Gurupi)
Comentários (0)