Projeto de regionalização do Samu será apresentado a prefeitos nesta terça

O projeto de regionalização do Serviço Móvel de Urgência - Samu, aprovado pelo Ministério da Saude e pela secretária estadual de Saúde, será apresentado aos prefeitos nesta terça-feira, 9. A partir das 10h o prefeito de Palmas Raul Filho (PT) apresen...

Depois de ser aprovado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde, o projeto de regionalização do Serviço Móvel de Urgência - Samu será apresentado para 14 prefeitos de municípios circunvizinhos da Capital. A apresentação será feita pelo prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e pelo secretário da Saúde, Samuel Bonilha, nesta terça-feira, dia 09, às 10 horas, nas instalações do Samu/Palmas, localizado na Avenida Teotônio Segurado, ACSU-SE 100, Conjunto 01, Lote 01.

A regionalização do SAMU está sendo fomentada pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 2970. “É de interesse do Governo Federal, que todos os brasileiros contem com os serviços eficientes de socorro, em casos de urgência e emergência do Samu, reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce” - argumenta Raul Filho.

Ampliação da estrutura

De acordo com o secretário Samuel Bonilha, o Samu/Palmas está passando por uma ampliação em toda a sua estrutura de atendimento. “Nesta primeira etapa, o MS está nos repassando duas novas ambulâncias, além de outras quatro que já possuímos. Na fase de regionalização, esse número será aumentado em cinco novas ambulâncias, totalizando nove Unidades de Suporte Básicas (USB) e duas Unidades de Suporte Avançadas (USA)” - informa o secretário

Ampliação dos benefícios

Bonilha esclarece que é importante saber que o Samu não é um simples serviço de transporte de pacientes, como alguns erroneamente pensam. “O serviço funciona 24 horas por dia com equipamentos de socorro médico de urgência e equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, no próprio local em que se encontra esse paciente, estabilizando seu estado de saúde, para posteriormente, se for o caso, transportá-lo para uma unidade de saúde, para procedimentos mais avançados ” - explica Samuel.

No projeto de regionalização, a área de abrangência do Samu 192 regional englobará os municípios de Palmas, Aparecida do Rio Nego, Novo Acordo, Porto Nacional, Tocantínia, Paraíso do Tocantins, Pugmil, Nova Rosalândia, Fátima, Oliveira de Fátima, Barrolândia, Miracema, Miranorte, Lajeado e Santa Tereza do Tocantins, totalizando uma população geral de 345.850 habitantes. (com informações da Ascop)

Comentários (0)