Projeto Telinha de Cinema agora integra o Circuito de Residências Artísticas através da parceria com a Vivo e Petrobras

O projeto Telinha de Cinema da ONG Casa da Árvore agora poderá oferecer mais oportunidades aos jovens da rede pública de ensino com o Circuito de Residências Artísticas. Este circuito trará artistas reconhecidos nacional e internacionalmente para amp...

O projeto Telinha de Cinema desenvolvido pela ONG Casa da Árvore Projetos Sociais, ganhou agora o Circuito de Residências Artísticas. Em parceria com a Vivo e a Petrobras, a nova linha de atuação do projeto traz a Palmas artistas de reconhecimento nacional, com intuito de ampliar a formação em arte digital dos jovens participantes do Telinha de Cinema. O lançamento do ResTelinha acontece neste sábado, 28, às 19h, no auditório da Sebrae em Palmas.

A primeira etapa do Circuito de Residências Artísticas já começou no Espaço Telinha em Palmas. O artista multimídia Nacho Duran, espanhol radicado no Brasil, foi convidado para realizar a experiência piloto que já está em curso desde o início de abril. Até o final deste mês, Duran residirá na comunidade do Jardim Aureny I e, junto com dez alunos egressos do curso de vídeo de bolso do projeto Telinha de Cinema, desenvolverá projetos artísticos como documentários colaborativos em HTML5, além da produção de fotos em 360 usando o telefone celular, entre outros.

Duran também faz parte da equipe pedagógica do projeto, coordenada por Leila Dias e Flávia Santos, que já concluiu o edital de seleção pública para artistas, que será lançado nacionalmente no dia 30 deste mês. “Temos vários artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham com técnicas inovadoras de produção de arte com celular e com computador. Queremos construir junto com estes artistas práticas que aproximem estas técnicas de um uso pedagógico, e que contribuam com a educação pública do Brasil”, revela Leila Dias.

Todas as experiências vivenciadas durante as residências terão desdobramentos escolares e acadêmicos. Como contrapartida social, cada jovem que participar da residência terá que desenvolver, junto com a equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore, uma atividade onde ele leve para a sua escola a experiência que vivenciou no Circuito. O Circuito de Residências Artísticas estimula a vocação das universidades públicas para pesquisa e extensão voltadas a esta área do conhecimento.

Sobre o Telinha de Cinema

O Telinha de Cinema é realizado em Palmas desde 2007, fruto de uma parceria da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais com a Vivo e, a partir deste ano, com a Petrobras. O projeto consiste na capacitação de jovens estudantes da rede pública de ensino na produção de vídeo e outros conteúdos multimídias a partir do uso de telefones celulares.

A iniciativa já beneficiou mais de 200 jovens e muitas produções dos alunos já foram premiadas ou selecionadas por festivais em todo o país, como o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 2º Festival de Filmes Curtíssimos (DF e RJ), Festival Audiovisual Visões Periféricas (RJ), Chico- Festival de Vídeo de Palmas, e muitos outros. (Da assessoria)

Comentários (0)