Os projetos habitacionais do Tocantins ganham destaque internacional estando disponíveis nos bancos de dados do Programa Best Practices and Local Leadership, mantido pela Organização das Nações Unidas ONU. O projeto tocantinense “Formação em gestão de programas habitacionais”, foi reconhecido pelo Prêmio Internacional de Dubai sobre Melhores Práticas para a melhoria das Condições de Vida.
Também está inserido no banco de dados o Programa Habitação para todos nós, que está entre os 48 melhores projetos do mundo. A ação foi selecionada na categoria Good Practices entre 436 práticas provenientes de vários países do mundo.
No banco de dados, de acesso público e disponível em inglês e espanhol, são disponibilizadas as experiências mais bem sucedidas nas áreas de habitação, e diversos temas sociais, econômicos, urbanos e ambientais. Além de visibilidade, a classificação do projeto “Formação em gestão de programas habitacionais” credencia o Estado na captação de recursos nacionais e internacionais, além de servir de modelo para outros estados e países.
Prioridade
A formação de ténicos, segundo a secretaria estadual de habitação, é uma das prioridades do Estado, que entende que a capacitação dos envolvidos é fundamental para o bom andamento dos programas e consequente descentralização das ações. Mais de 900 técnicos de todo o Estado já foram capacitados pela Secretaria e estão habilitados para o desenvolvimento dos programas em seus municípios.
Com técnicos municipais capacitados mais uma conquista foi registrada. Recentemente uma pesquisa divulgada pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou o Tocantins como o Estado que mais investe em programas e ações para a habitação no país. No comparativo, os municípios tocantinenses apresentaram um percentual de investimentos de 97,8% em habitação, quando mais de 90% dos 5.564 municípios brasileiros ficaram bem abaixo desse percentual.
Evento internacional
A credibilidade da habitação tocantinense rendeu ao Estado o convite para participar da 22ª Sessão do Conselho de Governadores da UN-Habitat, e do evento paralelo “Abrigo Perfis”, sobre disponibilização de habitação acessível. O objetivo do evento é estabelecer, a médio e longo prazo (até 2020), uma agenda global para habitação mundial. O evento será realizado no dia 2 de abril, em Nairobi, na África.
Comentários (0)