Projetos tocantinenses compõem banco de dados internacional

De acordo com o IBGE, o Tocantins é o estado que mais investe em habitação no país....

Os projetos habitacionais do Tocantins ganham destaque internacional estando disponíveis nos bancos de dados do Programa Best Practices and Local Leadership, mantido pela Organização das Nações Unidas ONU. O projeto tocantinense “Formação em gestão de programas habitacionais”, foi reconhecido pelo Prêmio Internacional de Dubai sobre Melhores Práticas para a melhoria das Condições de Vida.

Também está inserido no banco de dados o Programa Habitação para todos nós, que está entre os 48 melhores projetos do mundo. A ação foi selecionada na categoria Good Practices entre 436 práticas provenientes de vários países do mundo.

No banco de dados, de acesso público e disponível em inglês e espanhol, são disponibilizadas as experiências mais bem sucedidas nas áreas de habitação, e diversos temas sociais, econômicos, urbanos e ambientais. Além de visibilidade, a classificação do projeto “Formação em gestão de programas habitacionais” credencia o Estado na captação de recursos nacionais e internacionais, além de servir de modelo para outros estados e países.

Prioridade

A formação de ténicos, segundo a secretaria estadual de habitação, é uma das prioridades do Estado, que entende que a capacitação dos envolvidos é fundamental para o bom andamento dos programas e consequente descentralização das ações. Mais de 900 técnicos de todo o Estado já foram capacitados pela Secretaria e estão habilitados para o desenvolvimento dos programas em seus municípios.

Com técnicos municipais capacitados mais uma conquista foi registrada. Recentemente uma pesquisa divulgada pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apontou o Tocantins como o Estado que mais investe em programas e ações para a habitação no país. No comparativo, os municípios tocantinenses apresentaram um percentual de investimentos de 97,8% em habitação, quando mais de 90% dos 5.564 municípios brasileiros ficaram bem abaixo desse percentual.

Evento internacional

A credibilidade da habitação tocantinense rendeu ao Estado o convite para participar da 22ª Sessão do Conselho de Governadores da UN-Habitat, e do evento paralelo “Abrigo Perfis”, sobre disponibilização de habitação acessível. O objetivo do evento é estabelecer, a médio e longo prazo (até 2020), uma agenda global para habitação mundial. O evento será realizado no dia 2 de abril, em Nairobi, na África.

Comentários (0)