Projovem Urbano inicia atividades nesta segunda

Meta do programa é contemplar nove mil jovens até 2010....

A Sejuv - Secretaria Estadual da Juventude iniciará as atividades letivas do Projovem Urbano nesta segunda-feira, 6, nos oito municípios contemplados com o programa. Em Gurupi, as aulas serão realizadas nas escolas estaduais Vila Guaracy e Setor Aeroporto. Também, a partir de segunda-feira, serão realizadas aulas inaugurais com a presença do secretário Ricardo Ayres. Araguaína será a primeira e Formoso do Araguaia a última.

A Projovem Urbano é um programa do governo federal, desenvolvido no Tocantins pela Sejuv. Inicialmente, foram contemplados três mil jovens de oito municípios (Araguaína, Colinas, Guaraí, Miracema, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi e Formoso do Araguaia) , mas a intenção é que esse número chegue a nove mil até 2010.

Corrigir os aspectos de vulnerabilidade social dos beneficiários é um dos principais objetivos do programa. O alvo são jovens de 18 a 29 anos que não conseguiram concluir o ensino fundamental. Durante o período de 18 meses, os beneficiários participam de cursos de qualificação e de elevação da escolaridade.

No período, os selecionados vão receber uma bolsa mensal no valor de R$ 100. “O objetivo dessa bolsa é ajudar o jovem no sustento de sua família, afinal um dos motivos que o fizeram parar de estudar foi a necessidade de obter subsídios para o próprio sustento”, explicou o secretário Ricardo Ayres.

A equipe de trabalho do programa já foi selecionada e qualificada com uma metodologia específica voltada para o desenvolvimento de atividades com esse público. “Além de professores e merendeiros, nós também contaremos com assistentes sociais que ajudarão a evitar possíveis casos de evasão”, ressaltou o secretário.

Comentários (0)