Promotor avaliará documentos sobre o reajuste do transporte coletivo

Ocorreu na noite dessa quinta feira, 4, a audiência pública que discutiu o reajuste do transporte público da Capital. O promotor de Justiça irá avaliará todos os documentos fornecidos tanto pelas empresas de transporte, tanto pelas entidades, para sa...

Cerca de 300 estudantes além do público usuário, as entidades responsáveis pelo transporte público de Palmas Sindicato das Empresas de Transporte Público do Tocantins (Seturb) e Agência de Trânsito Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTMP), fizeram parte da arena de debates da audiência pública sobre o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Palmas.O evento ocorreu na sede do Sest/Senat, requerida pelo Ministério Público Estadual após receber diversas representações de entidades estudantis e da sociedade civil organizada que desaprovam o aumento do preço da passagem do coletivo na cidade.

As discussões se seguiram até o início da madrugada desta sexta-feira, 5, quando ficou acordado entre o Promotor de Justiça Substituto, Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, e as entidades que representam a sociedade de Palmas que o MPE irá fornecer, na próxima segunda e terça-feira, os documentos que lhes foram entregues pela ATTM e pelo Seturb. Estes documentos foram requeridos pelo Promotor de Justiça em 28 de maio para análise da real necessidade do reajuste. Entre eles destaca-se a planilha que calcula o preço da tarifa do transporte público.

Ficou acordado também que as entidades deverão apresentar na próxima quarta e sexta-feira suas sugestões, reclamações, apontamentos e outros argumentos contra o aumento, para que o representante ministerial possa avaliar junto com os documentos requeridos ao órgão regulador e ao sindicato das empresas de transporte público qual procedimento irá tomar com relação ao problema.

O Promotor de Justiça Paulo Alexandre acredita que com estas medidas serão disponibilizadas para todos os envolvidos, com a problemática, as informações necessárias para que possam avaliar e apresentar novas sugestões para resolver a questão do preço da tarifa. “Vamos esperar que todos os interessados tomem conhecimento dos documentos fornecidos pela ATTMP e Seturb para que possamos tomar alguma medida”. Além disto Paulo Alexandre garantiu que os debates vão ajudar bastante em sua tomada de decisão. “Esta plenária esclareceu muitas dúvidas e apontou muitas demandas da comunidade”, disse ao finalizar o debate.

O acadêmico de Jornalismo Fábio Coelho disse que a audiência foi muito produtiva e proveitosa. “O movimento estudantil soube se expressar com base na lei, se organizaram para o debate então acho que existe uma grande possibilidade do Ministério Público dar um parecer a favor dos estudantes. Deu pra perceber na fala do promotor que ele viu que tem algo de errado e investigará”. O acadêmico espera que com o resultado, a Prefeitura também contribua com a manutenção do transporte. “Que ele não se isente e “jogue” todos os gastos pra população”, concluiu o estudante.

Participação
Além estudantes e muitos representantes de entidades, participaram da plenária o Diretor da UNE (União Nacional dos Estudantes) Paulo Roberto Guimarães, o Presidente da Associação do Usuários do Transporte Coletivo de Palmas, Miguel Fernandes, o Deputado Estadual, Marcelo Lelis e os vereadores de Palmas Bismarque, Cavalcante, Fernando Resende, Waldemar Júnior e demais autoridades.

Comentários (0)