Proposta de alteração do Plano Diretor de Palmas deve ser elaborada nesta quinta: vereadores discutem necessidade de mudança

Na sessão desta quinta-feira, 16, na Câmara de Palmas, o Plano Diretor entrou em pauta de discussões. Segundo o vereador Milton Neris (PR) acontece hoje uma reunião para definir a proposta que será levada para as audiências públicas. Na ocasião, o ve...

Na sessão desta quinta-feira, 16, o vereador Milton Neris (PR) utilizou a tribuna da Câmara para informar que acontece hoje uma reunião com os envolvidos nas discussões do Plano Diretor. Segundo o vereador, o objetivo é elaborar a proposta de mudança do Plano para levar às audiências públicas.

Ainda na tribuna, o vereador criticou o problema habitacional vivido em Palmas por milhares de famílias que esperam conseguir uma casa por meio dos programas sociais e afirmou que discorda do número de famílias que precisam de casas na cidade. Segundo Neris, são aproximadamente 12 mil famílias e não 20 mil como havia sido informado anteriormente na Câmara.

“Não tem lógica Palmas ter 20 mil famílias precisando de residências, isso daria uma média de 80 mil pessoas se imaginarmos famílias com média de quatro pessoas”, afirmou.

Neris criticou ainda a forma com que a Secretaria de Habitação está trabalhando a questão habitacional de Palmas. Segundo o vereador, falta planejamento por parte da equipe. “O habitacional precisa funcionar e não tá funcionando, tem técnicos e não estão planejando, se não houver empenho agora que estamos trabalhando o Plano Diretor no futuro fica mais difícil”, ressaltou.

Já o vereador Lúcio Campelo (PR) afirmou que “a questão habitacional de Palmas não está sendo justa com as famílias”. Segundo o vereador, as casas e apartamentos dos planos habitacionais não amparam famílias menores. “Hoje nos planos só quem recebe apartamento e casa é quem tem acima de dois filhos, as outras famílias que estão começando, que tem apenas um filho ou nenhum, tem que esperar. Temos que beneficiar todos que precisam e dar condições para que o cidadão de baixa renda tenha como construir em Palmas”, destacou.

O vereador Bismarque do Movimento (PT) afirmou que ao falar em expansão urbana os vereadores “confundem a cabeça dos moradores que não entendem o assunto”. “Fico impressionado com os vereadores que falam em expansão urbana para confundir a cabeça do povo. Palmas hoje tem o maior latifúndio urbano do mundo. Essa expansão vereador Milton Neris é para atender os interesses das imobiliárias, por isso vocês estão loucos para ser aprovada. Com essa expansão não é o morador de Palmas que vai comprar lote é o povo de fora”, frisou.

Neres rebateu as críticas afirmando que trabalha para o povo e não defende direitos de empresários. “Defendo direito dos moradores e não de empresários. Não sou como o senhor vereador Bismarque que gosta de transgredir as regras. Para com essa conversa fiada que não cola mais”, ressaltou.

Comentários (0)