PSD representa contra presidente e PR de Lajeado por propaganda eleitoral antecipada: Bandeira diz que material foi autorizado

A publicação de um boletim informativo do PR de Lajeado levou o PSD do município a entrar com uma representação contra o PR municipal e seu presidente Junior Bandeira, alegando uma suposta promoção pessoal de Bandeira no texto do editorial do referid...

O Partido Social Democrático (PSD), de Lajeado, por meio de sua presidente municipal Márcia da Costa Reis entrou com uma representação na 5ª Zona Eleitoral de Miracema contra o presidente municipal do Partido da República – PR, Júnior Bandeira. Na ação, o PSD acusa Bandeira, de ter praticado uma suposta propaganda eleitoral antecipada em um editorial do PR publicado em um informativo em fevereiro deste ano.

Conforme consta na representação haveria no Informativo Partidário, “uma série de elementos utilizados para ressaltar as supostas qualidades do pretenso pré-candidato Junior Bandeira”.

Segundo o documento apresentado à Justiça, o PR teria utilizado de artifícios para destacar o futuro candidato e cita que o nome em negrito apresentado no informativo seria a evidência para tal destaque. “É inegável que a mensagem transmitida ao eleitor possui nítido caráter eleitoral, consistindo em verdadeiro discurso de pré-candidato que pretende se mostrar como o mais apto e mais preparado para o eleitor lajeadense”, consta no documento.

O pedido de liminar

De acordo com a representação com pedido de liminar, o PSD solicita a concessão: para o recolhimento imediato dos panfletos contendo a suposta propaganda irregular; que as notas fiscais de confecção dos panfletos sejam apresentadas para a verificação de quem foi o contratante; pede também a notificação de Junior Bandeira e do PR para apresentarem defesa e por fim é solicitado que a representação seja aceita reconhecendo a prática de propaganda eleitoral antecipada, proibindo assim, a veiculação dos informativos.

Não há promoção pessoal

Em contato com o presidente do PR de Lajeado, Junior Bandeira, o Site Roberta Tum questionou se ele já havia sido notificado a respeito da representação e a resposta foi negativa. Segundo Bandeira, outros pré-candidatos falam sobre plataforma partidária o que segundo ele, é algo normal. “O Marcelo, a Luana, falam em nome do partido e são pré-candidatos”, exemplificou.

Na oportunidade, o presidente do PR de Lajeado destacou ainda que a publicação a que se refere a representação, não se trata de uma promoção pessoal. “O Informativo é do partido e está divulgando as ações do PR, não as minhas”, informou Bandeira ao destacar ainda que antes de veicular o material consultou o Ministério Público Eleitoral sobre a legalidade. “Como não havia menção de promoção pessoal, o material foi liberado”, finalizou.

Comentários (0)