Quintanilha quer criar sistema S para o turismo

A previsão é que o projeto seja apresentado ainda este mês....

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anunciou que vai apresentar até o final deste mês de abril, um projeto de lei criando o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (SESTur) e o Serviço Nacional do Turismo (SENAtur), chamado de sistema "S" do turismo. O anúncio foi feito por ele ao final da audiência pública realizada nesta quarta-feira (1º) pela CDR para tratar do tema do turismo. Hoje, o setor tem suas ações geridas pela Confederação Nacional do Comércio.

Além de tratarem da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, os senadores e especialistas da área consideraram que apenas uma plataforma exclusivamente dedicada ao turismo é capaz de alavancar o setor no país. A criação do sistema "S" do turismo seria um dos caminhos para a criação dessa plataforma, avalia Quintanilha.

“A reunião me forneceu os elementos técnicos suficientes para justificar apresentação do projeto, pois apenas o Sistema "S" permitirá a capacitação dos agentes de turismo que o Brasil precisa”, disse o senador. A iniciativa do senador tem o apoio dos senadores Valter Pereira (PMDB-MS), Jefferson Praia (PDT-AM), César Borges (PR-BA) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB).

Nova audiência

Ao final da reunião desta quarta-feira (1º), foi aprovado um requerimento do senador Leomar Quintanilha para realização de uma nova audiência pública da CDR, com representantes dos municípios, na qual serão discutidas ações em âmbito municipal para desenvolver o setor. Além dos que participaram da reunião deste dia, serão convidados o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o especialista Paulo Gaudenzi e os presidentes das associações e confederações nacionais dos municípios.

Comentários (0)