O prefeito Raul Filho (PT) garantiu que vai entrar esta semana com uma ação de desapropriação do terreno próximo ao Setor Santa Fé, vendido pelo governo do Tocantins a um grupo de empresários. A informação foi passada pelo petista durante a posse dos novos coordenadores de habitação que ocorreu no Paço Municipal nesta segunda-feira, 26.
De acordo com Raul a área, de 96 hectares foi comercializada pelo estado a um valor irrisório, R$ 31 mil, e que o local daria para abrigar cerca de 2000 mil famílias.
"O governo estadual vendeu o terreno para pessoas próximas e por isso o valor foi muito baixo. Nós vamos lutar, na Justiça se for preciso para poder ter esse espaço de volta. Aquele lugar daria para construção de duas mil casas populares ele é de utilidade pública. Por isso vamos atrás de medidas, judiciais se forem preciso, para ter aquele terreno de volta", garantiu o prefeito.
Patrimônio Imobiliário
Raul vem travando uma batalha que há meses tem se tornado mais ostensiva contra o governo estadual, na busca de tomar o controle do patrimônio fundiário da Capital, que hoje se encontra nas mãos do governo estadual. Em seus últimos discursos públicos o prefeito tem reforçado sempre que pode a necessidade de um esforço conjunto de todos os secretários, principalmente do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Eduardo Manzano, para a busca de uma solução definitiva para este assunto.
"Com o programa do governo federal de habitação, poderíamos estar fazendo muito mais moradias, mas isso não acontece porque não temos o controle do nosso espaço. O poder municipal tem travado verdadeiras barreiras contra o Estado para tentar resolver este impasse, mas até agora o governo não sai do discurso e da promessa. É muito difícil para um prefeito administrar, sem ter o domínio de seu patrimônio imobiliário", argumentou Raul.
Posse
Na manhã desta segunda, 26, o prefeito deu posse a nova coordenadora de habitação do munícipio, Keniane Nogueira. Com a criação do novo departamento, a antiga diretoria de habitação será extinta. O objetivo da nova coordenação, que terá mais autonomia e independência é corresponder o aumento na demanda de projetos na área habitacional.
Além de Keniane, tomaram posse os conselheiros municipais dos Conselhos de Habitação e de Desenvolvimento Urbano, presidido pelo secretário Eduardo Manzano.
Comentários (0)