Raul recebe estudantes mas não põe fim a acampamento

Seis estudantes foram recebidos pelo prefeito Raul Filho nesta segunda-feira, 1º de julho, para discutir a redução da tarifa, dentre outras problemáticas do transporte público de Palmas. Segundo a comissão, após debater diversas propostas o posicion...

Uma comissão de seis estudantes foi recebida pelo prefeito Raul Filho (PT), nesta segunda-feira, 1º de junho, no Paço Municipal, para tentar negociar o reajuste do transporte público de Palmas. Durante a reunião, foram colocadas diversas propostas, dentre elas, que os estudantes montem um conselho, um grupo de estudos, formado por diversos segmentos da sociedade, para rediscutir o sistema em que o reajuste é embasado e uma contraproposta de redução da tarifa.

Em carta de esclarecimento, os estudantes informaram que o resultado da reunião não foi satisfatório e não contemplou as reivindicações. De acordo com o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) no Tocantins, Paulo Roberto, a manifestação continuará. “Até que seja montada essa comissão e seja feito esses estudos demanda tempo, então a gente tem que ser mais incisivo e tem que reafirmar aqui a nossa manifestação. Os estudantes vão continuar em acampamento até ter uma posição afirmativa e que reduza a tarifa”, afirmou o diretor.

O Ministério Público Estadual convocou uma audiência pública para que sejam dados os esclarecimentos e para que a sociedade palmense, associações de moradores, entidades estudantis, sindicatos e estudantes discutam sobre o reajuste. A audiência ocorrerá no dia 4 de junho às 19 horas, no auditório do SEST/SENAT que fica na TO 050, quilômetro 2,2, próximo ao clube da Assemp.

Manifestação
Os líderes estudantis, secundaristas e universitários estão acampados desde a noite de quarta-feira, 27, em frente a Prefeitura de Palmas, protestando contra o aumento da tarifa. Participam do protesto alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ulbra), Universidade Católica do Tocantins, Faculdade Objetivo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Palmas, Centro de Ensino Médio Tiradentes, Centro de Ensino Médio de Palmas, Colégio Frederico, dentre outros.

Veja a Carta de Esclarecimento dos Estudantes:

CARTA DE ESCLARECIMENTO

Comunicamos à sociedade que no dia 01 de Junho de 2009 ás 15h50min, uma comissão de 6 estudantes foi recebida pelo prefeito Raul Filho na prefeitura municipal com o intuito de discutir a redução da tarifa dentre outras problemáticas do transporte público de Palmas.

Queremos esclarecer que após debater e discutir diversas propostas de redução o posicionamento do prefeito não foi satisfatório e não contemplou nossas reivindicações deixando claro que o aumento é irredutível e que audiência pública que irá acontecer no dia 04 de junho será o fórum de esclarecimento e não de dialogo com a população.

Nós estudantes convocamos toda a população palmense a se manifestar contra esta atitude intransigente que não contempla e nem respeita os anseios e necessidades do povo sem levar em consideração a realidade que nos encontramos no momento, onde uma família que recebe cerca de um salário mínimo passa a gastar mais de 30% da renda familiar só com o transporte público, que somado ao custo de uma cesta básica chega 70% da mesma renda, desta forma não levando em consideração a garantia da qualidade de vida dos mesmos.

Entender que esta luta não é apenas para reduzir a tarifa do transporte público, é entender que o estado tem o dever de garantir o acesso a educação, é entender que cerca dos 60 mil usuários de coletivos serão responsáveis pelos 1.200.000 reais mensais que enriquecerão os bolsos do Toninho da Miracema e reduzirão a qualidade de vida da população, é jogar a responsabilidade de subsidiar o transporte público diretamente nas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras desta cidade, desta forma prejudicando todos que aqui residem.

Mediante estas condições, queremos conclamar a participação de toda a sociedade palmense, associações de moradores, entidades estudantis, sindicatos e estudantes para participarem da audiência pública que acontecerá no dia 04 de junho ás 19hs00min no auditório do SEST/SENAT que fica na TO 050, Km 2,2 próximo ao clube da ASSEMP sendo esta uma estratégia de esvaziamento, desta que será uma oportunidade única para que a população possa expressar sua indignação e receber os esclarecimentos necessários sobre o reajuste.

Comentários (0)