Reforma na farmácia do HGP redistribui profissionais

A reestruturação do Serviço de Farmácia do HGP - Hospital Geral de Palmas, durante o mês de julho está fazendo com que os farmacêuticos lotados na instituição, juntamente com a equipe do PHS - Projeto Hospitais Sentinela passem a desenvolver ações de...

Segundo a assessoria do HGP, as atividades farmacêuticas minimizarão os problemas relacionados ao uso dosmedicamentos, uma vez que será avaliado o a ocorrência de interação medicamentosa, orientações quanto ao ajuste de posologia, bem como informações sobre diluição de medicamentos. A ação terá o apoio da base dedados Micromedex que foi disponibilizado gratuitamente aos Hospitais Sentinela por meio de parceria com a Anvisa - Agência Nacional de VigilânciaSanitária, empresa fornecedora desta base de dados sobre medicamentos.

Segundo a gerente do PHS - Projeto Hospitais Sentinela, Márcia Lobo, a disponibilidade dos farmacêuticos para esta atividade propiciará a intensificação das ações de Farmacovigilância, uma vez que será possível abusca ativa das reações adversas, e o acampamento efetivo evitará transtornos decorrentes desses eventos. “Peço aos profissionais que nos auxiliem, estando atentos, registrando nos prontuários, os efeitos olaterais apresentados e informados pelos pacientes, para que tenhamos subsídios para realizar a notificação”, ressalta a gerente.

Projeto

Para viabilizar as ações de implementação de assistência farmacêutica, foi elaborado pelos farmacêuticos do Serviço de Farmácia do HGP e encaminhado para apreciação à direção do Hospital e à Superintendência Hospitalar da Sesau, o Projeto de Assistência Farmacêutica Clínica que visa à implantação e desenvolvimento das ações de assistência farmacêutica na instituição.

De acordo com a gerente do serviço, Márcia Rejane Juwer as atividades desenvolvidas por meio do Projeto propiciarão maior qualidade e agilidade ao atendimento, e o HGP sairá na vanguarda, visto que será o primeiro do estado a contar com a ação. “Gostaríamos muito de ver esse projeto acontecendo de fato, pois acreditamos que com ele nossa instituição dará um passo a frente,onde o paciente certamente será o maior beneficiado”, assegura. (Com informações da assessoria)

Comentários (0)