Reunião entre faculdades e MEC termina com autorização para vestibular e prorrogação de prazo até junho para opção

Terminou bem para as oito fundações educacionais tocantinenses que enviaram seus representantes à Brasília, a reunião com representantes do MEC ocorrida na tarde desta sexta-feira, 19. "Foi uma vitória completa", disse o senador João Ribeir...

Os representantes de oito fundações educacionais do Tocantins, incluídas aí a Fecipar e a Fecolinas, entre oito delas, conseguiram garantir junto ao MEC autorização para realização do próximo vestibular e dilatação do prazo para fazerem a opção pela sua natureza jurídica até junho do ano que vem. A informação foi dada ao Site Roberta Tum pelo senador João Ribeiro (PR), que acompanhou o grupo de representantes e prefeitos, além da secretária de Educação do Estado Suzana Salazar e da presidente do Conselho Estadual de Educação Profª. Joana D´Arc Alves Santos.

Um Termo de Ajuste de Conduta foi firmado entre as instituições e o MEC com a intermediação do procurador federal, representando o MPF. “Foi uma vitória completa, por que além do prazo até junho, que as instituições terão para tomar a decisão sobre o regime que vão adotar, ainda houve a liberação para realização do próximo vestibular”, explicou Ribeiro.

Siqueira poderá avaliar situação

Segundo o Senador, agora haverá tempo para que o governador eleito, Siqueira Campos assuma o governo e avalie a situação do Estado, da Unitins, e veja qual caminho será possível tomar com relação à estas instituições. “Participaram além dos representantes, os prefeitos, o deputado Amélio Cayres, que é do Bico, onde existem duas instituições nesta situação”, explicou o senador, que acrescentou ainda a presença da secretária de Educação e da presidente do conselho estadual de Educação.

O Tocantins teve mais prazo para suas instituições do que o concedido à fundações na mesma situação em São Paulo e Minas Gerais, que obtiveram 60 dias para regularizar sua situação. “Este prazo até junho é para que a decisão seja tomada. Depois disso haverá um prazo para adequação ao regime adotado”, finalizou Ribeiro.

Participantes

Participaram da reunião o prefeito Rocha Miranda e o presidente da FEBIC Julio Colombro, presidente da FABIC Pablo Lopes, prefeito José Santana e o presidente da FIESC José Alberto, prefeito José Salomão e o presidente da Fundação Raimundo Bezerra, prefeito Padre Milton e a presidente da FAG Juliana Ruggiero, prefeito Paulo Tavares e a presidente da FEPAR Sonia Maria, prefeito Julhão e o presidente da FESJSP Raylson Carneiro, presidente da FAPAF Alexandre Wahle.

Comentários (0)