Reunião entre produtores e governo vai discutir andamento do Projeto Manoel Alves

Nesta sgeunda, 22, o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) vai se reunir com produtores e representantes de prefeitura para tratar do andamento do Projeto Manoel Alves. O encontro é organizado pela Secretaria de Recursos Hídricos....

Com o objetivo de ajustar as ações do Projeto de Fruticultura Irrigada Manuel Alves, a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SRHMA), realiza na próxima segunda-feira (22/02), às 10h, na sede da Pasta, uma reunião com a presença do governador Carlos Henrique Gaguim, Órgãos governamentais, empresas e produtores envolvidos no projeto.

Segundo o secretário da Pasta, Fabio Lelis, a iniciativa é devido à dimensão e os benefícios que o projeto tem e trará para o Estado, através de um conjunto de ações integradas que resultam em desenvolvimento regional e aproveitamento agrícola de áreas aptas e ao mesmo tempo a introdução da tecnologia de irrigação e o desenvolvimento da fruticultura irrigada na região.

Ainda segundo Fabio, “a partir de agora, o Governo não ficará mais distantes dos produtores, da gestão do projeto e nem das instituições que apostam nele. Vamos todos trabalhar juntos, com a mesma linguagem e objetivo, para que tenhamos o resultado esperado por todos, que é uma produção cada dia maior e melhor e um mercado abastecido de produtos de qualidade”, afirma.

Além do Governador, foram convidados para a reunião, a Prefeitura de Porto Alegre do Tocantins, Prefeitura de Dianópolis, Câmara dos Vereadores de Dianópolis, Procuradoria Geral do Estado, Associação de Produtores Irrigantes do Projeto Manuel Alves, Deputado Estadual Marcelo Lelis, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, CMT Engenharia e Ministério Público Estadual.

Pedidos

No início do mês, durante a Caravana do Acelera, o Governador e o Secretário estiveram no Projeto, quando os produtores locais solicitaram o término das estruturas como drenagem dos lotes, aquisição de balança para auxiliar na pesagem dos produtos comercializados e auxílio no acesso a crédito.

Na ocasião, foi informado pelo Governo, que obras como a drenagem de lotes, cercado em toda a área do Projeto, a balança e um portal de entrada já estão previstas no orçamento da Secretaria e que logo serão iniciadas. A SRHMA, também colocará um engenheiro residente para servir de canal entre a SRHMA, produtores e o consórcio (CMT) e acompanhar de perto a execução dessas obras.

O Projeto

Atualmente o Projeto conta com 47 produtores e já exporta frutas como mamão e maracujá para grandes centros como São Paulo e Brasília. A obra está localizada junto a barragem do rio Manuel Alves no município de Dianópolis, no estado do Tocantins, possui 13.436,29ha, dos quais 5.313,67ha correspondem à área destinada à irrigação, 5.460,35ha à reserva legal, 1.280,67ha à área de agricultura e 1.381,70ha destinada à expansão da agricultura de sequeiro.

Comentários (0)