O senador João Ribeiro (PR), fez divulgar através de nota à imprensa no começo da noite de hoje, que retirou sua postulação ao governo do Estado e lançou sua pré- candidatura ao Senado. A decisão do senador foi tomada em conjunto com seu grupo político e pode ter outras conseqüências nos próximos dias.
Compondo o governo de coalisão, o senador tinha um acordo com o governador Carlos Gaguim para ser o candidato da base aliada ao governo. Desde o lançamento da Caravana do Acelera, o senador perdeu espaço dentro do grupo, enquanto o presidente do partido, deputado Osvaldo Reis lançava o nome de Gaguim ao governo, ao mesmo tempo em que sinalizava a possibilidade de reaproximação com o DEM, da senadora Kátia Abreu.
Nas duas últimas semanas o PR vinha sinalizando uma possível composição com o PT, mas boa parte do grupo do senador deseja o retorno de Ribeiro à União do Tocantins, do ex-governador Siqueira Campos. Sem falar abertamente em rompimento, o senador anunciou que "assim como o PMDB", buscará conversações com "outras forças políticas".
Nota à imprensa
Diante da instabilidade política por que passa o Estado, bem como as movimentações que assistimos ocorrer em setores próximos ao governador Carlos Henrique Gaguim, e com o objetivo de fortalecer o nosso grupo político para melhor contribuirmos na busca de soluções para os graves problemas que ainda afligem o nosso povo, em reunião com valorosos lideres nesta quinta-feira, 25, decidi disponibilizar o meu nome como pré-candidato à reeleição ao Senado Federal pelo Partido da República.
Esta foi uma decisão conjunta, tomada após consultas a diversos prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas, bem como aos presentes à reunião, que ora passo a citar: os deputados estaduais Stálin Bucar (PR), Raimundo Palito (PP), Pastor Pedro Lima (PR), Paulo Roberto (PR), Marcelo Lellis (PV), José Geraldo (PTB), Amélio Cayres (PR), a deputada federal Nilmar Ruiz (PR), e o ex-deputado federal Edmundo Galdino. Vale ainda ressaltar que foram consultados por telefone a deputada estadual Luana Ribeiro (PR), o ex-deputado federal Ronaldo Dimas (PR) e o empresário Tom Lyra (PR), que não puderam participar da reunião devido a compromissos inadiáveis.
Decido ainda acatar a decisão do meu grupo político de abrir conversações, a exemplo do PMDB, com as diversas forças políticas que compõem o quadro pré-eleitoral no Tocantins. Tal decisão tem a finalidade de contribuir com o projeto que melhor representar o progresso e o processo de desenvolvimento sustentável para o Estado, que pra nós é uma premissa indispensável a balizar nossas ações.
Do ponto de vista institucional, no que concerne às minhas funções como Senador da República, continuarei a atuar como sempre fiz: buscando viabilizar recursos federais para as grandes obras do Estado e para os municípios tocantinenses, que ora passam por graves dificuldades.
João Ribeiro
Senador
Comentários (0)