ROBERTA-Após acusação de redução arbitrária de carga horária de professores, Danilo diz que se houve alteração foi por opção do profissional

De acordo com as informações de um professor da rede estadual de ensino, que preferiu não se identificar, uma determinação da Seduc que reduziu a carga horária dos professores está preocupando a categoria. O secretário de Educação, Danilo de Melo des...

Um professor da rede estadual de ensino que preferiu não se identificar, por ainda estar no período de estágio probatório, informou que uma determinação da Secretaria de Educação – Seduc, que reduziu a carga horária de trabalho dos profissionais, está preocupando a categoria. “Esta medida está massacrando os profissionais já que a medida foi tomada sem aviso prévio, sem acordo e sem debates”, ressaltou o professor.

Em entrevista concedida ao Site Roberta Tum em outubro do ano passado, o secretário de Educação Danilo de Melo destacou o seguinte “Eu não seria obtuso, limitado e tão pouco inteligente para jogar meu nome e toda história que venho construindo como gestor desde a prefeitura de Palmas para reduzir arbitrariamente a carga horária de professores e promover mudanças visando somente a economia, sem critério técnico e com prejuízo à educação”, afirmou.

Entenda

Segundo o professor, os concursados do último concurso da Educação foram concursados com carga horária mínima de lotação, ou seja, 20 horas semanais. De acordo com o edital do concurso a carga horária dos professores poderia variar de 20 a 40 horas dependendo das necessidades das escolas.

O professor afirmou que a necessidade existe nas escolas. “Muito raramente existe um professor do último concurso que não esteja com sua carga horária completa, a não ser aqueles que optaram pelas 20 horas”, destacou o professor que destacou ainda que a Seduc informou que todos os professores vão ser lotados com carga horária de 20 horas.

Redução preocupa

Conforme as informações do professor, a categoria está preocupada pois segundo ele, os profissionais vão ter uma redução de cerca de 1600 reais. “Veja bem o impacto que isso vai acarretar na vida de quem tem família para cuidar, carro para pagar, carnês, prestações, enfim uma vida a tocar”, destacou.

Argumentos do secretário

Segundo as informações do secretário, as cargas horárias não foram reduzidas, conforme demonstra a portaria-Seduc 1.314/2011, publicada em outubro, mas que traz cargas horárias fixadas desde o ano de 2010. “Queremos aperfeiçoar nossos recursos materiais e humanos, agora tem gente que não quer, por que está numa zona de conforto da qual não quer sair”, explicou Danilo.

“Os que tiveram carga reduzida, não fomos nós que reduzimos, mas às vezes o servidor passou em outro concurso, e quer reduzir num lugar para assumir maior quantitativo de horas em outro”, argumentou o secretário.

Comentários (0)