“Nós estamos procurando trazer o conhecimento mínimo para os pré-candidatos do PTB do Tocantins”, com essas palavras, o presidente do Diretório Regional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB/TO – deputado José Geraldo abriu os trabalhos da Oficina do PTB Tocantins.
Em seguida, o presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB – Roberto Jefferson, apresentou a professora de oratória e consultora de comunicação do PTB nacional, Patrícia Cáceres.
“Se queremos conquistar as pessoas pela palavra, nós temos que nos aperfeiçoar. Eu não era um bom orador, e para seguir a carreira pública procurei uma fonoaudióloga”, contou Roberto Jefferson chamando a atenção dos pré-candidatos para a importância da preparação para enfrentar uma eleição.
Com bastante dinamismo e contando com a participação do público, Patrícia Cáceres conduziu o workshop ressaltando que a fala é o instrumento de trabalho do pré-candidato, e mais do que isso, “é importante prestar atenção na postura, nos gestos, na expressão facial e na respiração, elementos fundamentais para uma boa comunicação”, indicou Cáceres.
Com o tema “Direito Eleitoral”, o advogado do PTB nacional, Dr. Luiz Gustavo, ajudou a esclarecer dúvidas dos pré-candidatos, dando ênfase à questão da inelegibilidade no processo eleitoral.
Os participantes da Oficina do PTB Tocantins também tiveram uma aula de “Marketing Político e Eleitoral”, com o palestrante e jornalista Cleber Toledo que recomendou: “Fiquem antenados com as notícias, leiam bastante, pois informados vocês terão embasamento para qualquer discurso político”, e acrescentou “a internet é uma ferramenta importante para vocês se manterem atualizados, e as redes sociais os manterão na mídia”.
O advogado e mestre em Direito Constitucional, Dr. Raucil do Espírito Santo, palestrou sobre política e eleição, afirmando que: “a política está no sangue, e por que não dizer que é hereditário?”, justificando que foi neto de político e alegando que o apoio da família é fundamental para enfrentar uma eleição.
Ao término das palestras, José Geraldo (PTB) expressou a alegria de ver o interesse, dos pré-candidatos, pela Oficina: “Ver todos aqui unidos por um único ideal, o de melhorar a vida do povo tocantinense, é muito gratificante. Mostra a força do Partido e a vontade de adquirir conhecimento para melhor defender os direitos da população e contribuir para o futuro do Tocantins”.
O presidente da Câmara de Paraíso do Tocantins, vereador Virgílio Azevedo (PTB), parabenizou o diretório estadual pela iniciativa: “Essa Oficina serviu para engrandecer a conduta dos nossos pré-candidatos”.
O prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PTB), afirmou que: “A Oficina do PTB Tocantins é o início da preparação de homens e mulheres para o pleito, e que isso não os tornam melhores que seus adversários, mas sim, diferentes”.
O evento que aconteceu durante todo o dia 04 de maio, no auditório da Assembleia Legislativa e contou com cerca de 300 participantes, entre pré-candidatos, assessores, lideranças políticas e filiados, culminou com a entrega dos títulos de cidadãos tocantinenses ao presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e ao secretário executivo da agricultura, da pecuária e do desenvolvimento agrário do Tocantins, Ruiter Luiz Andrade Pádua.
Cidadãos Tocantinenses.
A Oficina do PTB Tocantins finalizou com um momento singular e emocionante: a entrega dos títulos de cidadãos tocantinenses ao presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, e ao secretário executivo da agricultura, da pecuária e do desenvolvimento agrário do Tocantins, Ruiter Luiz Andrade Pádua.
As honrarias foram sugeridas pelo deputado José Geraldo (PTB) e aprovadas pela Assembleia Legislativa, ainda em 2011. “Vi na Oficina do PTB Tocantins o momento certo para fazer a entrega dos títulos, tendo em vista, que somos a família petebista. Ruiter Pádua, além de grande amigo, é um grande profissional que, como tesoureiro, desenvolve na regional do Partido um trabalho excepcional, e como secretário executivo da Seagro, demonstra seu total interesse e empenho no desenvolvimento do nosso Tocantins. E, Roberto Jefferson é o espelho do PTB, e ajudou a construir nosso Estado quando na Constituinte lutou pelo desmembramento do Norte Goiano. Por isso, tenho hoje, a satisfação de homenagear duas pessoas importantes para mim, para o Partido e para os tocantinenses”, discursou José Geraldo.
Ruiter Pádua agradeceu o reconhecimento: “Dediquei a maior parte das minhas atividades para o coletivo, e receber esse título é ver que o meu trabalho pelo Tocantins não foi em vão”.
Para Roberto Jefferson, o título de cidadão tocantinense é uma certidão de igualdade: “Agora posso dizer que sou irmão dos tocantinenses, pois recebi outra certidão de nascimento. Eu apostei no Tocantins com todas as suas belezas naturais e potencial econômico, quando votei pela sua emancipação na Constituinte, e fico imensamente agradecido quando me dizem: ‘Seja bem-vindo em nossa Casa!’, ao me entregarem essa honraria”.
Diversas autoridades prestigiaram a entrega dos títulos, como o vice-governador, João Oliveira, o secretário da agricultura, da pecuária e do desenvolvimento agrário do Tocantins, Jaime Café, o presidente do Diretório do PTB do Mato Grosso do Sul, Ivan Louzada, o presidente Nacional da Juventude do PTB, Anderson Xavier, o presidente do diretório do PTB de Palmas, Antônio Jorge, entre outras.
Comentários (0)