Seagro inicia diagnóstico sócio rural da região Sul

A Seagro iníciou no último dia 20 o diagnóstico sócio rural do Estado. A primeira reunião aconteceu na região APA Cantão - na cidade de Divinópolis. Hoje a reunião acontece em Gurupi. Os municípios de Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Carir...

A Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Subsecretaria de Assentamentos e Pequenas Propriedades deu início no último dia 20, ao diagnóstico sócio rural do Estado. A primeira reunião aconteceu na região APA Cantão - na cidade de Divinópolis. Hoje é a vez da região sul, na cidade de Gurupi e a reunião acontece o dia todo com os representantes de Associações rurais, sindicatos dos trabalhadores, conselhos municipais e gestores.

A região sul engoloba 14 municípios além de Gurupi. São eles: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso, Jaú, Peixe,Sandolândia, Sucupira, Talismã e Paranã. O Objetivo principal é levantar demandas/dificuldades na zona rural, nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, meio ambiente, agricultura e social.

Nessa proposta os agricultores famialiares dos assentamentos, associações e comunidades rurais do Estado, devem passar por uma nova fase. AS coletas de dados serão realizadas em 8 regiões do Estado, envolvendo a comunidade rural com suas necessidades básicas.Em cada setor serão apontadas as prioridades de melhorias em cada município.Na área social, por exemplo, alguns fatores serão levados em conta como, os tipos de habitação, a geração de emprego e renda, condições sanitárias, educação rural e a qualidade de vida no campo. Já na agrícola, as atenções serão voltadas para os tipos produção, incluindo os animais de grande e pequeno porte, apicultura, piscicultura, equipamentos e máquinas agrícolas, unidades de beneficiamento e agroindústria. E ainda, como os produtores aplicam os investimentos das linhas de crédito em suas propriedades.

De acordo com a diretoria de Promoção e Qualidade de Vida,responsável pelo diagnóstico, o levantamento servirá como base de dados para o Governo do Estado desenvolver as ações de políticas públicas para os investimentos, nos próximos anos, nascomunidades rurais do Estado. Todas as informações coletadas serão inseridas no PPA - Plano Plurianual do Estado.

Para a vereadora professora Zenaide, essa oportunidade não pode ser dispensada nem pela comunidade muito menos pelos gestores. "O levantamento vai nortear não só o trabalho e ações do Governo do Estado,mas também dos municípios. E a área rural precisa de um olhar mais carinhoso e atencioso por parte dos políticos de Gurupi e região", ressalta. O diagnóstico encerra no dia 8 de julho, em Novo Acordo, região central do Estado. Segundo diretor de promoção e qualidade de vida,Raimundo Fidélio, até o dia 20, todo o material deverá estar concluído.

Programação:

Região Bico do Papagaio
25-06 - Araguatins
27-06 - Tocantinópolis

Região Médio Araguaia
29.06 - Colméia

Região Nordeste
01-07 - Itacajá

Rgião Sudeste
04.07 -Dianópolis
06.07 - Arraias

Região do Jalapão
08.07 - Novo Acordo

OBS: Hoje a reunião em Gurupi, retoma as 13h no plenário da Câmara, na Avenida Maranhão, entre as ruas 9 e 10.

(Da Assessoria de Comunicação)

Comentários (0)