Secretário confirma nesta sexta a fundação do Instituto de Agropecuária e Energia Renovável do Tocantins

O secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, confirmou nesta sexta-feira, 1º, durante o fórum nacional de secretários que o núcleo de pesquisa da Unitins, a Unitinsagro, será transformado no Instituto de Agropecuária e Energia Renovável ...

Em breve o núcleo de pesquisas da Unitins, a Unitinsagro, será transformado no Instituto de Agropecuária e Energia Renovável do Tocantins. A informação foi confirmada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em Palmas até esta sexta-feira, 1°.

De acordo com o secretário, por meio do Instituto o Estado poderá ampliar as pesquisas e capacitar tocantinenses para a área científica. “Por meio do Instituto vamos ampliar as pesquisas, que já são realizadas pela Unitins e buscar parcerias. Também poderemos buscar mais recursos e trazer pesquisadores para o nosso Estado, para capacitar as pessoas daqui”. Afirmou Borges da Silveira.

O secretário destacou também que o Instituto irá ajudar a explorar melhor as potencialidades naturais do Estado e possibilitar que o mesmo se torne um centro de pesquisas de referencia para o resto do Brasil. “Nós temos sol, temos água, temos um grande potencial de trabalhar com a energia eólica e de ampliar a produção agrícola e de biocombustiveis. Temos todas as condições naturais para fazer do Estado um centro de pesquisa de referência, que vai atrair empresas e exportar tecnologia”, enfatizou o secretário.

Geração de empregos

Borges da Silveira frisou ainda que o Instituto também irá promover a geração de emprego e renda no Estado. “A produtividade vai aumentar em todas as áreas e por meio dela vamos poder também fortalecer as políticas de combate a miséria e a pobreza, pois a capacitação é a melhor forma de tirar as pessoas dessa situação”, concluiu o secretário. (Da Secom)

Comentários (0)