Secretário de Filadélfia afirma que contribuição sindical do Seet deve ser paga nos próximos dias: benefício estava suspenso

O pagamento da contribuição Sindical dos Trabalhadores em Enfermagem do Tocantins (SEET), até então não repassado pela Prefeitura de Filadélfia, deve ser efetuado nos próximos dias. É o que garante o secretário de Administração do município, Sharlles...

O secretário de Administração da cidade de Filadélfia, Sharlles Araújo, entrou em contato com o Site Roberta Tum para dar esclarecimentos sobre o impasse envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem do Tocantins (SEET) e a Prefeitura de Filadélfia pelo não pagamento da contribuição sindical da categoria.

Segundo o secretário, a contribuição não foi paga ao sindicato por que o ex-prefeito, Cleber Gomes, cassado pela Justiça em novembro de 2011, por abuso de poder econômico não quis fazer o pagamento. Araújo informou que o ex-prefeito moveu uma ação na Justiça para saber quem tinha direito de receber a contribuição e fez o depósito em Juízo. Segundo informações, no dia da audiência, um dos sindicatos não compareceu e a ação foi extinta pela juíza responsável pelo caso.

Araújo informou ainda que a gestão atual irá fazer o pagamento da contribuição sindical e que ainda esta semana, uma reunião entre a prefeitura e o Seet será realizada com o objetivo de resolver o impasse. “Já estamos tomando todas as medidas cabíveis para resolver esse problema, queremos fazer o pagamento ao sindicato o mais breve possível. Vamos reunir com o sindicato ainda esta semana e procurar uma solução para o caso”, declarou.

Entenda o caso

O Sindicato dos Profissionais em Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET juntamente com outros sindicatos cobram da prefeitura de Filadélfia, o repasse do imposto sindical daquele município. O imposto em questão pertence ao SEET e ao sindicato dos servidores civis da prefeitura de Filadélfia, e há uma entidade localizada em outro Estado, que não apresentou justificativa de tal pedido. Durante audiência, se cogitou a extinção do sindicato ausente, mas o pedido foi negado por aquele juizado. O represente do município em questão, se comprometeu a estudar o caso e resolver a situação o mais rapidamente possível, repassando o imposto a quem é de direito.

“A contribuição é fruto de desconto de um dia de trabalho por ano dos profissionais de acordo com a Constituição Federal e deve ser repassado ao Sindicato. Não justifica que um sindicato que não representa os servidores daquele município e não tem o porquê outro sindicato requerer o imposto indevido, sindicato que nem existe no nosso Estado. É com esse recurso que o sindicato trabalha. Não vamos deixar que isso fique assim”, contou o presidente do SEET Ismael Sabino da Luz (Dermival Pereira/Com informações da assessoria).

Comentários (0)