O secretário municipal de Transportes de Ponte Alta, Abdon Barbosa Turíbio, enviou nota em resposta a matéria veiculada no Site Roberta Tum na última segunda-feira, 2, que apontou as reclamações do vereador Silvânio Aires (PP) sobre as condições das estradas rurais, a falta de reparo e ainda o abandono da patrol do município.
Em nota o secretário, explicou que a patrol está com o motor fundido e a Prefeitura não tem recursos para arrumá-lo e destacou que "a estrada começa a apresentar problemas em virtude do período chuvoso, pois no período de estiagem não havia problemas".
Ainda conforme a nota, há uma máquina fazendo a recuperação das estradas do município, e inclusive já teria feito a Região do Gerais, Região da Beira do Balsas (próximo à UH Isamu Ikeda) e está recuperando a Região do Paraná e deve seguir para os assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza e depois para a Região da Extrema.
O secretário destaca também que a patrol da prefeitura ficou parada oito anos, ou seja, dois mandatos anteriores, e foi reformada no mandato do prefeito Cleyton Maia e ainda trabalhou dois anos e meio, parando em outubro de 2011 quando fundiu o motor.
Turíbio ainda reforça que o vereador não tem conhecimento do roteiro e atividade da máquina porque não acompanha as atividades da administração.
Vereador rebate
Também em nota, o vereador Silvânio Aires (PP) ressaltou que todas as informações passadas ao Site RT são verdadeiras e destacou a função do vereador de fiscalizar.
Silvânio cobrou a transparência da atual gestão com a sociedade, alegou a falta de informação e solicitação a realização de audiências públicas como consta na lei.
Entenda
Segundo informações do vereador Silvânio Aires as estradas da zona rural de Ponte Alta estão em situações precárias, esburacadas e o comércio local está prejudicado. Conforme as informações, a cidade possui uma patrol que poderia fazer os reparos nas estradas, mas a mesma está estacionada no galpão da prefeitura e não é utilizada há quase um ano.
Confira a nota da íntegra do secretário Abdon Barbosa:
A título de esclarecimento em relação à denúncia do Vereador Silvânio Aires gostaria de esclarecer que;
- A patrol está com o motor fundido, e a Prefeitura não tem recursos para arrumá-lo.
- As estrada começam a apresentar problemas em virtude do período chuvoso, pois no período de estiagem não havia problemas.
- Há uma máquina fazendo a recuperação das estradas do município, inclusive já fez a Região do Gerais, Região da Beira do Balsas (próximo à UH Isamu Ikeda) está recuperando a Região do Paraná e segue depois para os Assentamentos Santo Onofre e Santa Tereza e depois Região da Extrema.
- O Vereador não tem conhecimento do roteiro e atividade da máquina porque não acompanha as atividades da administração.
- Outrossim, essa patrol da Prefeitura ficou parada 08 anos, ou seja, dois mandatos anteriores, e foi reformada no mandato do Pref. Cleyton Maia, no galpão municipal, e ainda trabalhou dois anos e meio, parando em outubro de 2011 quando fundiu o motor.
O Secretário Abdon Barbosa disponibiliza-se para esclarecer ao vereador toda a atividade da garagem, após o seu período de recesso.
Confira a nota da íntegra do vereador Silvânio Aires:
Tenho um respeito e admiração pelo Secretario Municipal Abdon, porém vale ressaltar que a função do vereador é fiscalizar as ações do Executivo dentre outras atribuições, fico triste ver que secretaria reconheceu em partes minhas denúncias e faltou com a verdade em outras.
- A patrol na verdade ficou um ano parada no galpão do Hospital em 2010 e em 2011. Houve realmente uma reforma que ele mesmo fez no galpão local, ou seja, com pincel e sem devidos reparos mecânicos o que realmente ela estava precisando, dai a causa para que motor fundisse.
- Vale informar que em 2011 pouco trabalhou o Executivo em vez de aproveitar o período chuvoso para conserta a patrol resolveu alugar outra que ninguém sabe a que empresas pertencem em que valor foi aluguel, por falta de informação para Câmara, coisa que ele deveria fazer sempre "TRANSPARÊNCIA COM O BEM PÚBLICO"
- Nessa atual administração a PATROL do município NÃO TRABALHOU nem seis meses, estou convicto de minhas informações e a comunidade sabe disso. Faltou também o secretário informar a que destino os pneus novos que estavam nela TEVE.
- Com relação à gestão 2001/2004 não era vereador e não tinha essa obrigação de estar fiscalizando e também não tenho conhecimento das informações do secretário.
- Com relação gestão 2005/2008, fui também vereador e fiz papel também fiscalizador da mesma forma, pois era oposição também desta gestão.
- Não tenho conhecimento do roteiro da patrol, por ele não disponibilizar para ninguém nem mesmo para seus companheiros vereadores, vale informa que a patrol alugada só faz estrada para companheiro do prefeito, quando faz, adversário não tem vez, mesmo aquelas estradas que estejam perto dos roteiros acima citado, simplesmente deixa de fazer por ser adversário.
A administração atual está com três anos e nunca fez sequer realizou uma AUDIÊNCIA PÚBLICA o que é obrigado fazer por LEI.
Gostaria de agradecer o secretário pelas informações e que sim estou também sempre à disposição e todas as denúncias feitas é de conhecimento próprio, pois visito sempre quase todos os lares na zona rural e tenho conhecimento das dificuldades dos mesmos.
(Colaborou Thaise Marques)
Comentários (0)