O Governador Siqueira Campos esteve nesta segunda-feira, 9, com os secretários estaduais de Planejamento que participam em Palmas da reunião da regional Norte do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). O encontro reúne secretários de Planejamento da Região Norte, mais os estados do Maranhão e Mato Grosso. O Governador deu as boas vindas aos secretários e falou da necessidade de se planejar para melhor enfrentar os problemas do presente e preparar a sociedade para o futuro, especialmente os jovens.
Já o presidente do Conseplan, Gustavo Nogueira, secretário de Planejamento da Paraíba, disse que essas reuniões procuram extrapolar fronteiras e estimular o desenvolvimento do país como um todo, fortalecendo as regiões. Ao final do encontro será divulgada a Carta de Palmas, que será encaminhada aos governadores e bancadas dos estados que compõem a região norte.
O secretário adjunto de Planejamento de Mato Grosso, Tércio Fernando Bezerra disse que foi questionado pelo prefeito de São Felix do Araguaia sobre o isolamento do Vale do Araguaia naquele estado e reconhece que a coragem do Governador Siqueira Campos, com a construção da Transbananal, é que vai integrar aquela região ao corredor de exportação Norte Sul.
Para Siqueira Campos, a travessia da Ilha do Bananal é a melhor forma de ligar o Atlântico ao Pacífico. O Governador informou que procurou fazer um traçado diferente da BR-242 para a TO-500, a Transbananal. Disse que a estrada será construída sobre pilotis, o que permitirá o livre trânsito de animais e impedirá qualquer ocupação de terras por invasores, e que será cobrado pedágio, para arrecadar recursos para atender as necessidades básicas dos povos indígenas.(Luiz Pires/ Secom)
Comentários (0)