A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) inicia o ano oferecendo o Curso de Gestão Cultural visando a capacitação de produtores, artistas e gestores culturais do Estado na elaboração de projetos, estudo de programas culturais e a captação de recursos por meio de editais e fundos de órgãos governamentais e instituições do setor privado das esferas: municipal, estadual, federal e internacional.
Serão ofertadas 100 vagas por meio de três turmas, duas de ‘Formação de Gestores Culturais’ direcionadas para os gestores culturais dos municípios do Tocantins – especialmente, para os municípios que já aderiram ao Sistema Nacional de Cultura - além de gestores de órgãos estaduais e instituições de finalidade cultural, e a terceira ‘Formação de Produtores Culturais’ ofertada para produtores e artistas culturais. Todos os cursos serão realizados em Palmas, em duas etapas, no período de janeiro a fevereiro de 2012, a primeira turma “Formação de Produtores Culturais” acontece dias 30 e 31 de janeiro e 07 e 08 de fevereiro, com local a ser definido.
A iniciativa também marca a abertura do Programa Estadual de Formação Artística (Profoarte), enquanto meta vinculada ao Sistema Nacional de Cultura, ao qual a Secult aderiu em 2011. O Programa será lançado no dia 30 de janeiro, com o início das oficinas. A ação também é reflexo dos Fóruns Estaduais de Cultura realizados em 2011 e da necessidade apresentada pela classe artística quanto à capacitação na elaboração de projetos, especialmente os destinados aos Editais do Fundo Estadual da Cultura, conforme a Secretária Kátia Rocha ressalta:
“Queremos ampliar o acesso dos nossos produtores, agentes e dirigentes culturais aos mecanismos de fomento e instrumentos legais oferecidos tanto a nível Estadual, como o Edital de 2011, quanto Editais, Prêmios e Concursos públicos de incentivo à cultura a nível nacional e internacional”.
Inscrições
Os interessados deverão preencher o formulário disponível no site e enviar para o e-mail. Os inscritos serão selecionados mediante apresentação de currículo e carta de intenções, a serem avaliados pelos técnicos da Diretoria de Arte e Cultura. A data limite para a inscrição é 20 de janeiro.
Palestrante
O curso será ministrado por Paulo Azevedo, que é consultor, produtor e manager cultural. Formado em gestão cultural pela Universitá di Firenze e artes cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Dentre os projetos dos quais participou, destacam-se: ProArt – Coordenador de Programação (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, 2006/2008); Fábricas de Cultura - Consultor Interdisciplinar (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2007/2008). Atualmente é assessor e consultor pela América Latina do Progetto Quadro e Leonardo (Fundo Social Europeu). (Da assessoria)
Comentários (0)