Semades implanta Fórum de Mudanças Climáticas e dá posse a conselheiros: política estadual será estabelecida

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - semades, instituiu nesta sexta-feira, 15, o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas. Os conselheiros que representam governos estadual, municipal, entidades de classe, e sociedade c...

Com uma palestra do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Divaldo Rezende, foi instalado na tarde desta sexta-feira, 15, o Fórum Estadual Permanente de Mudanças Climáticas.

Rezende deu posse aos conselheiros indicados conforme do Decreto 4.550, de 11 de maio de 2012, totalizando 33 conselheiros, mais seus suplentes.

“O Brasil tem metas a atingir na emissão de gases, tem recursos nacionais de incentivo à práticas sustentáveis, com juros baixos para pequenas, médias e grandes empresas, e nós temos que inserir o Estado neste novo cenário, com potencial econômico também”, disse o secretario.

Divaldo Rezende citou o programa de proteção de nascentes, já lançado em parceria com a Saneatins, e que visa incentivar os pequenos produtores a cuidar das nascentes como verdadeiros “produtores de água”

Ativos ambientais

Também destacando o foco econômico de ações de mitigação das consequências provocadas pelas mudanças climáticas, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu Rodrigues lembrou que o Tocantins tem reservas legais e áreas de preservação em grande escala, que podem se tornar ativos ambientais .

“Se somarmos tudo secretario, poderemos chegar a ter 50% do território do Tocantins hoje, transformado em ativos ambientais”, argumentou.

Sociedade Organizada

Entidades que representam a sociedade organizada estão com assento garantido no Fórum. Falando sobre o assunto, a representante da Associação Movimento Pela Vida, Tânia Cavalcante disse que se trata de uma grande oportunidade para defender políticas de meio ambiente que estimulem boas práticas.

“Nosso papel será o de contribuir e esperamos que o Fórum leve informação às pessoas. Comunicação é fundamental para que a sociedade se envolva com o tema, e participem aderindo à práticas que protejam o planeta e as condições de vida nele”, finalizou.

Comentários (0)