Seminário audiovisual discute políticas públicas para comunicação

O II Seminário do Audiovisual Tocantinense e I Seminário Tocantinense de Cineclubes será realizado pela ATCV - Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão e parceiros....

Acontece nos próximos dias 22, 23 e 24 de abril, o II Seminário do Audiovisual Tocantinense e I Seminário Tocantinense de Cineclubes, circuito em construção, realizado pela ATCV – Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão. O evento está sendo realizado , em parceria com a Assamar – Associação Amigos da Arte e a ONG Tela Brasilis, com o apoio do Ministério da Cultura – MinC, Governo do Tocantins por meio da Fundação Cultural do Tocantins, Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Secretaria Estadual de Comunicação, Redesat Tocantins (TV Palmas/96 FM), Universidade Federal do Tocantins – UFT, Fundação Cultural de Palmas e SESC Tocantins.

A abertura acontece no dia 22, às 20h, no auditório do Cuíca da UFT, e nos dias 23 e 24 acontece no salão do IEL/Fieto, na 104 sul, rua SE 03, lote 29. Os seminários terão como palestrantes o secretário nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, Silvio Da-Rim; o presidente da CCTCI - Comissão de Ciência, Tecnologia,Comunicação e Informática da Câmara Federal, deputado federal Eduardo Gomes; a chefe de gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Santana; a presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, Solange Lima; a presidente da ABRAFIC – Aliança Brasileira de Film Comission, Ana Cristina Costa e Silva; o representante da TV Brasil/EBC – Empresa Brasil de Comunicação, Chico Daniel; e o representante da ONG Tela Brasilis, Eduardo Ades.

Segundo o presidente da ATVC – Associação Tocantinense de Cinema, Vídeo e Televisão, os seminários visam esclarecer produtores, pessoas e entidades ligadas ao audiovisual quanto às políticas públicas e às oportunidades de produção do setor no Brasil, entre elas a TV pública, e a construção de um circuito de cineclubes. Ainda segundo Pires, durante o seminário será lançado, em parceria com o MinC, um Núcleo de Produção Audiovisual no Estado. De acordo ele, existem apenas três núcleos em todo país.

Durante o evento serão discutidos os seguintes temas: Políticas Públicas de Incentivo ao Audiovisual; o Projeto de Lei n° 29 e o Sistema de Cotas para Televisão; as Leis de Incentivo ao Audiovisual; a Produção Audiovisual no Brasil; A importância da criação de uma Film Comission na região; a TV Pública, oportunidades para a produção independente; Auto Sustentabilidade Cineclubista; Direitos Autorais, Programação e Distribuição de Conteúdo, entre outros.

Comentários (0)