A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), presidida pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), aprovou, dia 18, a realização de diligência pública em Iranduba (AM) sobre a utilização ilegal de madeira por olarias da região na fabricação de artigos de cerâmica.
O setor, responsável por 6 mil empregos diretos e indiretos, está diante de um impasse criado pela proibição expressa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de utilizaçãoda madeira nos fornos das olarias.
“É importante que exista um canal de discussão do conflito entre os interesses envolvidos”, opinou o senador Quintanilha. Serão ouvidos representantes do Ibama, da Associação das Indústrias de Olaria e da Construção Civil do Estado do Amazonas, da Petrobras e das prefeituras de Manaus e Iranduba, entre outros.
Quintanilha também lembrou que a comissão realizará no próximo dia 19, a partir das 9 h, audiência pública conjunta com a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) sobre denúncia de venda de sigilo telefônico.
O jornal Folha de S.Paulo, edição de 14 de setembro, publicou reportagem informando que o sigilo telefônico “é vendido a menos de R$ 1.000 no Brasil". (Carlos Pompe/Assessoria de Comunicação)
Comentários (0)