Senadores franceses conhecem fazendas gurupienses

A comitiva de senadores franceses, que vistam o Tocantins, conheceram na última sexta-feira, 23, algumas fazendas em Gurupi, região Sul do Estado. Foram visitadas a Fazenda Renascer, do empresário Amarildo da Renascer e a Fazenda Nelore Brilhant, da ...

Conhecer as terras e as potencialidades econômicas do Tocantins. Foi com este objetivo que a comitiva de senadores franceses visitou duas fazendas na região Sul do Estado, na última sexta-feira, 23.

A Fazenda Renascer, do empresário Amarildo Martins Mariano, mais conhecido como Amarildo da Renascer, foi a primeira a receber os franceses, que observaram de perto as pastagens e conheceram um pouco mais sobre o agronegócio tocantinense. “Esta visita foi muito promissora pra nós, ficamos muito orgulhosos em receber a comitiva aqui na região Sul do Estado. Estamos confiantes no investimento e no respaldo que este grupo francês pode trazer para gente”, frisou o empresário Amarildo da Renascer.

Potencial das terras do Tocantins

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet), Júnior Marzola, explicou aos visitantes sobre a produtividade e potencialidade das terras tocantinenses. Falou como o estado trabalha para manter o controle sanitário dos animais e sobre a rentabilidade de investir tanto em pecuária quanto na agricultura. “O Tocantins está investindo alto nos dois ramos, tanto em nutrição e genética dos bovinos, quanto no solo para produzir mais sem precisar desmatar mais áreas”, afirmou Marzola.

Em seguida a comitiva francesa e os convidados foram até a Fazenda Nelore Brilhant, da empresária Andréa Stival, onde conheceram o trabalho que a propriedade desenvolve no melhoramento genético da raça Nelore e também na fertilização do solo. A empresária apresentou dados da pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), coordenada pelo doutor, professor Rubens Ribeiro da Silva.

As pesquisas realizadas na propriedade são usadas na recuperação de pastagem degradada e na fertilização orgânica do solo, que resulta em aumento da produtividade da área. “Hoje a Nelore Brilhant aumentou em sete vezes o seu potencial produtivo da pastagem. Enquanto no Tocantins a média de unidade animal por hectare é de 0,46; aqui na fazenda a nossa média é de 3,36 unidades animal por hectare”, frisou a empresária Andréa Stival, ressaltando que a visita da comitiva francesa é muito importante para atrair investidores e mais desenvolvimento ao agronegócio tocantinense. “A partir da hora que conseguimos falar e demonstrar o que é realizado, estes visitantes certamente vão trazer outros investidores e outros países também virão para conhecer o nosso trabalho”, destacou a empresária.

Investir no Tocantins

O chefe da delegação e vice-presidente do senado francês, Roland Du Luart, também presidente do Grupo de Amizade França-Brasil, disse que ficou impressionado com o que observou nas duas propriedades. “Fomos muito bem recebidos por todos. Ficamos impressionados porque aqui tem um espírito de empresa muito forte; equipamentos muito bem desenvolvidos; e quando vocês têm um bom solo, água e luz, vocês têm capacidade de produzir o que quiserem aqui. E do pouco que eu vi, tenho a sensação de que aqui tem homens e mulheres com competência e vontade para fazer tudo isso”, afirmou Du Luart, destacando que a missão francesa foi de conhecer as potencialidades do Tocantins e que agora eles voltam ao país para divulgar tudo o que viram. “Eu falarei sobre o Tocantins para amigos franceses, porque se tem oportunidades porque não investir aqui?”, finalizou.

A comitiva francesa foi composta por quatro senadores, duas senadoras, a secretária executiva do senado e a secretária executiva da embaixada da França em Brasília. O senador João Ribeiro (PR) acompanhou a comitiva francesa e destacou a importância desta visita para o desenvolvimento do Estado. “Esta é uma porta de entrada, uma abertura forte para um futuro promissor do Tocantins. Precisamos fortalecer ainda mais o nosso relacionamento com todos os países do mundo. Tenho a certeza que isso renderá bons frutos ao Tocantins. Virão investidores de lá pra cá, para trazer dinheiro, gerando emprego e renda no nosso Estado”, relatou o senador João Ribeiro.

Também participaram do encontro o presidente do Sindicato Rural de Gurupi, Cantidiano Alves “Major”; presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Jonas Barros (PV); presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival Júnior; ex-governador Raimundo Boi; ex-secretário estadual da Fazenda João Carlos Costa; e o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), que junto com a primeira-dama, Paulina Abdalla, recepcionou os convidados em um almoço realizado após as visitas. “Estamos felizes em ver que a nossa região está atraindo olhares de possíveis investidores que vieram de outro país para conhecer nossas riquezas e potencialidades econômicas. Este é um passo para que Gurupi receba mais investimentos e se desenvolva ainda mais”, afirmou o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla.

Comentários (0)