Senai e Bunge discutem instalação de Posto Avançado em Pedro Afonso: nova reunião acontece em agosto

Em reunião realizada com a diretora do Senai, Raimunda Tavares, foi discutida a instalação de um Posto Avançado de atendimento da pasta em Pedro Afonso. O Posto atenderia a uma demanda do município por investimento em educação e capacitação profissio...

A instalação de um Posto Avançado de atendimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI em Pedro Afonso foi discutida com o coordenador da área de Projetos e Desenvolvimento da Fundação Bunge, Pedro Barizon, em reunião realizada com a diretora do SENAI, Raimunda Tavares, nessa quinta, 28, em Palmas.

O Posto atenderia a uma demanda do município por investimento em educação e capacitação profissional, dentre várias outras necessidades levantadas pela Fundação Bunge por meio de um diagnóstico que deu origem a um Plano de Gestão Integrada. As ações do Plano contemplam melhorias no município-sede da usina de açúcar da empresa, Pedro Afonso, e nas cidades vizinhas de Tupirama e Bom Jesus do Tocantins. A implantação do Posto foi proposta pelo SENAI e aprovada por um comitê local liderado pela Fundação Bunge.

Na apresentação feita pelo coordenador da Fundação, foi evidenciado que apesar de ter havido uma diminuição da mão de obra vinda de fora do Estado na usina de Pedro Afonso (de 50% no início da operação, em 2010, para 30% atualmente) ainda há essa necessidade de participação de fornecedores e colaboradores de outros estados. Com a qualificação proporcionada por meio do Posto, seria possibilitado o crescimento da participação da mão de obra tocantinense na usina e em outras empresas, contribuindo para induzir o desenvolvimento da região, desafio da Bunge, segundo Barizon.

A diretora regional do SENAI, Raimunda Tavares, complementa que o atendimento possibilitado pelo Posto contemplaria outras empresas da região e a comunidade de um modo geral. Para isso, o SENAI está negociando parcerias com o Governo do Estado e prefeituras dos 3 municípios envolvidos para ampliar a oferta de cursos.

Sobre o andamento das ações, Raimunda explica que será realizada nova reunião em agosto, após o recebimento de mais informações para trabalhar a proposta. “Estamos trabalhando essa articulação desde o início do ano quando realizamos visita à sede da Fundação Bunge em São Paulo, por exemplo. A proposta de atendimento para implantação do Posto Avançado está em formatação e é uma ação importante para atendermos o público alvo da indústria em ocupações que a região demanda”.

Diretores, superintendentes, gerentes e colaboradores do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO também participaram da reunião. (Da assessoria).

Comentários (0)