Senai Gurupi realiza mobilização em prol da segurança do trabalhador neste sábado

Para alertar a população sobre a importância da segurança do trabalhador, alunos do curso Técnico em Segurança do Senai, de Gurupi, realizam uma mobilização neste sábado,28, na Avenida Goiás. Os alunos, acompanhados por um carro de som, farão uma pan...

Os alunos do curso Técnico em Segurança no Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Gurupi realizam neste sábado, pela manhã, uma mobilização na Avenida Goiás, centro da cidade. A mobilização é para lembrar as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data comemorada no dia 28 de abril, em todo o País. Os alunos, acompanhados por um carro de som, farão uma panfletagem no centro comercial de Gurupi levando informações sobre o tema.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho

Sobre a data

A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.

No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121. (Assessoria)

Comentários (0)