Os alunos do curso Técnico em Segurança no Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai de Gurupi realizam neste sábado, pela manhã, uma mobilização na Avenida Goiás, centro da cidade. A mobilização é para lembrar as Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, data comemorada no dia 28 de abril, em todo o País. Os alunos, acompanhados por um carro de som, farão uma panfletagem no centro comercial de Gurupi levando informações sobre o tema.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho
Sobre a data
A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais. O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra este dia à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho.
No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121. (Assessoria)
Comentários (0)