Sesau apresenta estratégia de combate a H1N1

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - Sesau, convoca gestores da saúde e responsáveis pelo setor de imunizações do Estado para discutir na próxima semana a estratégia nacional de enfrentamento contra a Influenza A (H1N1)....

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde, convoca os gestores de saúde e os responsáveis pelo setor de imunizações dos 139 municípios do Estado para, na próxima semana, participarem da reunião de apresentação da estratégia nacional de enfrentamento contra a Influenza A (H1N1). A estratégia a ser apresentada foi definida e divulgada pelo MS – Ministério da Saúde, juntamente com representantes de 13 entidades ligadas a profissionais de saúde e especialistas, no dia 26 de janeiro.

A reunião acontecerá em dois momentos, primeiro nos dias 2 e 3 de março com os municípios que fazem parte da Macrorregional de Palmas, no auditório da Polícia Militar na capital, e nos dias 4 e 5 com os municípios da macrorregional de Araguaína, sendo dia 4 no auditório do Hemonúcleo de Araguaína e no dia 5 na USF – Unidade de Saúde da Família Ivanir Galdino, localizada no bairro São João da mesma cidade, sempre a partir das 8h.

Técnicas da Sesau explicarão como será aplicada a estratégia no Estado, a divisão das etapas, a logística proposta, quais as recomendações e orientações do MS quanto à preparação, acondicionamento, administração e dosagem da vacina, dentre outros assuntos e dúvidas relacionadas à Campanha de Vacinação contra a H1N1, que começará no próximo dia 08.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Perciliana Joaquina Bezerra de Carvalho, ressalta a importância da participação dos gestores e responsáveis pela sala de vacina nos municípios para o sucesso da campanha, tendo em vista que esta campanha possui uma dinâmica diferenciada de todas as outras campanhas e uma complexidade maior devido aos diversos públicos e cronograma. A meta, segundo a diretora, é vacinar pelo menos 80% do público alvo. Perciliana lembra ainda que o objetivo da vacinação não é apenas evitar a disseminação do vírus, e sim manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos.

A estratégia de vacinação será voltada a públicos específicos que serão divididos por etapas: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 – antiga obesidade mórbida, crianças de seis meses a dois anos e adultos de 20 a 29 anos. (Com informações da AsCom Sesau)

Comentários (0)