Sesau assume compromisso de dialogar com médicos do Hospital de Gurupi: cirurgias eletivas continuam suspensas

A Sesau vai se reunir com médicos do Hospital Regional de Gurupi na primeira semana de julho para solucionar o impasse quanto a realização de cirurgias eletivas. A agenda foi acertada entre a presidente do Simed, Janice Painkow e o secretário estadu...

A Secretaria de Saúde (Sesau) agendou para a primeira semana de julho uma reunião com os médicos que atendem no Hospital Regional de Gurupi, para chegar a um entendimento quanto à realização das cirurgias eletivas. A informação foi passada ao Site Roberta Tum pela presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), Janice Painkow.

Desde quarta-feira, 20, os profissionais suspenderam as cirurgias eletivas alegando falta de materiais cirúrgicos e também por não concordarem em serem assistidos por estudantes de Medicina durante os procedimentos cirúrgicos.

A presidente do Sindicato foi recebida em audiência na tarde desta quarta pelo secretário de Saúde, Nicolau Esteves. Durante o encontro ela apresentou a reivindicação dos médicos e recebeu a promessa do secretário da realização de uma reunião conjunta com estes profissionais.

A presidente do Simed informou que a situação está próxima de ser solucionada. “Há muita boa vontade e interesse do secretário em encontrar uma solução urgente para este problema. Isto é bom não apenas para os médicos, como também para a população”, afirmou Janice.

Mesmo com o agendamento de uma reunião para discutir a situação, os médicos mantém a suspensão das cirurgias eletivas alegando também a falta de material cirúrgico.

Sesau toma providências

Com relação à suspensão das cirurgias, a Secretaria da Saúde divulgou nota informando que providências já estão sendo tomadas para solucionar o problema.

A Sesau negou que esteja faltando material cirúrgico e que, também, que não procede a informação de que estudantes estariam realizando procedimentos.

Confira a nota na íntegra:

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que em relação ao HRPG – Hospital Geral Público de Gurupi, já estão sendo tomadas todas as providências necessárias relacionadas aos médicos, inclusive quanto a adequação destes e dos demais servidores em seus respectivos cargos nesta fase de transição, pós-rescisão de contrato com a Pró-Saúde.

Esclarece ainda que a população não está desassistida, já que há médico cirurgião que não aderiu ao movimento e que está realizando atendimento normalmente durante toda esta quarta-feira. Mais quatro médicos estão sendo contratados e devem tomar posse já na quinta-feira, 21.

A diretoria geral do HRPG afirma que não está faltando material cirúrgico na Unidade e que não procede a informação de que estudantes de medicina estariam realizando os procedimentos. Os estudantes que estão no hospital são internos que fazem estágios dentro da unidade e jamais substituíram os médicos.

A diretoria esclarece que a Resolução de nº 1.490/98 do CFM – Conselho Federal de Medicina, Artigo 3º diz que é lícito o concurso de acadêmico de medicina na qualidade de auxiliar e de instrumentador cirúrgico em unidade devidamente credenciadas pelo seu aparelho formador e de profissional de enfermagem regularmente inscrito no Conselho de origem, na condição de instrumentador, podendo esse concurso ser estendido também aos estudantes de enfermagem.

Comentários (0)