Sesau começa por Ipueiras programa da Unicef

Ipueiras recebeu no sábado, 6 os primeiros kits do programa Família Brasileira Fortalecida da Unicef, que contêm informações sobre direitos e tratamento de saúde adequado para crianças de 0 a seis anos....

O município de Ipueras, distante 185 km de Palmas foi o primeiro município do Estado do Tocantins a receber a equipe da Atenção Primária da Sesau – Secretária de Estado de Saúde para o lançamento e entrega dos kits do programa Família Brasileira Fortalecida da Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. A ação integrada com a participação das Secretárias de Estado da Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Funasa – Fundação Nacional de Saúde e Unicef ocorreu durante todo sábado, 06, na câmara de vereadores da cidade.

Prestigiaram o evento autoridades como o vice-prefeito, Aldeci Aires, o Secretário Municipal de Saúde, Anderson Nonato, a promotora da infância e da Juventude de Porto Nacional, Márcia Mirele, a diretora de Atenção Primária da Sesau, Linvalda Rodrigues além do Coordenador da Região Norte para o Desenvolvimento Infantil do Unicef, Antônio Carlos Cabral.

Dentre os principais objetivos do programa que busca pleno estabelecimento dos direitos das crianças estão o fortalecimento das famílias brasileiras na atenção à criança de 0 a 6 anos, promover o desenvolvimento saudável da criança, propiciar melhores condições para a sobrevivência, proteção e participação da criança em um ambiente acolhedor da família além de mobilizar e sensibilizar as lideranças e formadores de opinião para trabalhar juntos no fortalecimento das competências municipais que levem ao aperfeiçoamento das políticas públicas na atenção às crianças.

O Coordenador da Unicef, Antônio Carlos Cabral, ressalta a importância do conhecimento da informação contida nos kits para cada família que tenha crianças de 0 a 6 anos. “O kit orienta a família desde o pré-natal até os 6 anos de idade. Nele estão todos os direitos das crianças dentre os quais o de sobreviver, de aprender, de prevenção contra doenças e de crescer em um ambiente sem violência”, afirmou Antônio Carlos.

“É necessário trabalhar o presente. Não estamos aqui para punir ou fiscalizar o município, e sim para garantir os direitos das crianças e impedir a morte dessas crianças por circunstâncias evitáveis”, comentou a diretora de Atenção Primária da Sesau, Linvalda Rodrigues.

Segundo a Coordenadora dos Ciclos de Vida da Sesau, Maria Nadir Conceição, inicialmente o programa vai ser implantado em 13 municípios do Estado, entretanto, a Sesau poderá aumentar esse número ficando a gestão do programa por conta do Estado e a implementação sob responsabilidade dos municípios através das suas unidades do PSF – Programa de Saúde da Família.

Durante a programação, dois grupos de discussão foram formados onde a população teve a oportunidade de participar ativamente com sugestões de ações para o município e esclarecimentos de dúvidas junto aos técnicos da Sesau e das demais secretarias.

Principais pontos levantados pela comunidade:

Pré-Natal;

Amamentação;

Aborto provocado;

Certidão de Nascimento;

Gravidez na Adolescência;

Dengue;

Programas Sociais: Bolsa Família e Pioneiros Mirins;

Projetos para Juventude;

Apoio Psicológico;

Creche;

Acompanhamento dos Familiares.

Comentários (0)