Sesau divulga nota técnica com ações de controle e prevenção para Influenza

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde informou na manhã desta terça-feira, 28, que está disponível no site www.saude.to.gov.br uma nota técnica com "Ações de Controle e Prevenção da Influenza" que deve ser seguida pelos 139 municípios do ...

Seguindo orientações da OMS – Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde divulga aos 139 municípios do Estado nota técnica com “Ações de Controle e Prevenção da Influenza”, que já está disponível no site www.saude.to.gov.br. Segundo a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves estas medidas se fazem necessárias por estarmos entrando no período de sazonalidade de doenças respiratórias, dentre as quais destacamos a SG - Síndrome gripal e SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Marlene explica que normalmente no período de férias por haver uma grande movimentação de pessoas, indo ou vindo de áreas onde a circulação do vírus se dá de forma mais intensa e também por conseqüência do período de inverno nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e também de fora do país, devemos estar atentos para a identificação de possíveis casos da doença em nosso Estado.

Por isso ao apresentar sintomas de gripe como: febre, tosse, coriza, dor de garganta e mal estar, deve-se procurar uma Unidade de Saúde mais próxima, principalmente as pessoas que estão nos grupos considerados mais vulneráveis para apresentar complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, que configura o quadro de SRAG - Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Fazem parte dos grupos vulneráveis para influenza pessoas de 60 anos e mais, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas como câncer, HIV/Aids, doenças auto imunes, diabetes, pneumopatias, obesidade e cardiopatias, dentre outras.

A nota divulgada pela Sesau também ressalta o protocolo do Ministério da Saúde para a abordagem terapêutica do medicamento fosfato de oseltamivir sempre com orientação médica.

Dados

Em 2010, foram registrados quatro casos de influenza A (H1N1) no Estado, com um óbito e em 2011, até o momento foram registrados 03 casos de influenza B.

(Da Assessoria)

Comentários (0)