A secretaria Estadual de Saúde divulgou o relatório de atendimento do Hospital Geral Público de Palmas (HGPP) ao adolescente, Wellington G.R, de 12 anos, que morreu na última quinta-feira,1º, vítima de uma suposta infecção generalizada. No relatório, a Sesau informou que no ato de admissão do paciente no HGPP, o adolescente foi atendido pelo plantonista da Clínica Médica, que prescreveu medicações sintomáticas, além de solicitar exames complementares, como ultrassonografia e análise laboratorial. Sendo solicitado parecer médico do Hematologista e Ortopedista.
Segundo a Sesau, após o parecer do Hematologista, o médico constatou a hipótese de diagnóstico (artrite séptica do quadril à direita em face de ultrassonografia e exames laboratoriais), sugerindo tratamento clínico, solicitando novos exames e parecer da ortopedia. A secretaria informou também, que o paciente evoluiu para agravamento de parada cardiorespiratória, sendo que foi realizado manobras de reanimação, sem sucesso e que o mesmo veio a óbito.
Por meio de decisão judicial, o Ministério Público Estadual - MPE, conseguiu, no fim da manhã desta sexta-feira, 02, autorização para fazer a exumação do corpo do jovem Wellington. A intenção do MPE é descobrir, exatamente, qual foi a causa da morte e até que ponto houve negligência médica.
Veja a íntegra do Relatório
A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que o fato ocorrido envolvendo o atendimento ao paciente W. G. R., baseado em informações do prontuário, relata que:
• O menor deu entrada no Hospital geral Público de Palmas - HGPP no dia 29/02/2012, às 8h52, encaminhado do Pronto Atendimento Sul.
• Foi apontado no encaminhamento que o menor se queixava há 6 (seis) dias de Poliartralgia, tendo sido atendido por três vezes no Pronto Atendimento.
• Na admissão no HGPP, o paciente foi atendido pelo plantonista da Clínica Médica, que não aventou a hipótese diagnóstica e prescreveu medicações sintomáticas, além de solicitar exames complementares, como ultrassonografia e análise laboratorial. Sendo solicitado parecer médico do Hematologista e Ortopedista.
• Tendo o parecer do Hematologista, respondido em 29/02/12 (quarta-feira), o médico aventou a hipótese de diagnóstico (artrite séptica do quadril à direita em face de ultrassonografia e exames laboratoriais), sugerindo tratamento clínico, solicitando novos exames e parecer da ortopedia.
• Já o exame de ultrassonografia realizado às 11h26 do dia 29/02 pelo especialista, apresentou resultado dentro dos padrões da normalidade para exame abdominal, porém, foi verificado presença de derrame articular de quadril direito com debris e espessamento da cápsula com Hipótese Diagnóstica de Artrite Séptica de Quadril.
• Às 17h07 foi recebido o laudo da análise clínica com resultado de: Hemograma Completo, VHS, EAS, TTPA, TAP, Sódio, Potássio, PCR, TGO-AST, TGP-ALT, Proteínas Totais e Frações, Uréia, Creatinina e Bilirrubinas. Após análise, às 19h, do resultado dos exames laboratoriais iniciou tratamento antimicrobiano com Hipótese Diagnóstica de Artrite Séptica.
• Às 07h (01/03/12), o paciente evoluiu para agravamento de parada cardiorespiratória, sendo que foi realizado manobras de reanimação, sem sucesso.
• Às 7h25 foi constatado óbito.
Palmas, 02 de março de 2012.
(Da assessoria)
Comentários (0)