A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta quarta-feira, 21, que o problema da cegueira em Araguatins já foi diagnosticado. A informação foi repassada ao Site Roberta Tum, pela diretora de doenças transmissíveis e não transmissíveis da Sesau, Regina Figueiredo Teixeira. Segundo informações da diretora, uma pesquisa feita pela Sesau e o Ministério da Saúde comprovou, que a doença é transmitida por dois agentes. As Espículas de esponjas de água doce e fungos que se concentram no lado direito do Rio Araguaia.
“A doença já foi diagnosticada, não há nada novo no que diz respeito a isso, a pesquisa mostrou que são esses dois agentes causadores”, informou a diretora se referindo as espículas e aos fungos.
Ainda segundo a diretora, mesmo já tendo sido detectado as causas da doença, em Araguatins, a Sesau solicitou ao Ministério da Saúde que voltasse ao município para realizar novas pesquisas e verificar se existe um novo agente causador da doença. “Iniciamos as pesquisas com o Ministério da Saúde ainda em 2005 e já pedimos que alguém do Ministério retorne ao município para darmos continuidade”, informou.
Questionada sobre quais providências o Estado tomou para evitar a ocorrência de novos casos, a diretora informou que a fiscalização do local e até mesmo o isolamento, cabe a prefeitura e não ao Estado. “O Estado monitora os casos e complementa as ações do município, mas a função de fiscalizar é do município, isso não é papel do Estado que tem cumprido sua parte”, declarou.
Ao finalizar a entrevista, a diretora informou que, o Estado tem interesse de trabalhar em parceira com a Prefeitura de Araguatins para combater a doença. “Nós queremos trabalhar junto com a prefeitura no combate a doença em Araguatins e em qualquer outro município que precise de ajuda, não seremos omisso”, finalizou.
Estatísticas
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desde de 2005 foram 460 casos notificados oficialmente pela Sesau e registrado um caso em que o paciente perdeu totalmente a visão do olho direito.
Comentários (0)