Sesau notifica novo caso de Gripe A e diz que impedirá divulgação de nomes

A secretaria da Saúde do Estado notificou na sexta-feira, 12, um novo caso de gripe supostamente provocada pelo Influenza A. O paciente teria chegado recentemente do exterior e já estaria monitorado no HGP. Em nota a secretaria informa que - amparad...

Caso se confirme um  novo caso de Gripe A no Tocantins, sobe de quatro para cinco o número de pacientes no Estado que foram contaminados. O último caso notificado é de um paciente oriundo dos Estados Unidos, que chegou ao Tocantins há uma semana. Com a elevação do grau de alerta mundial em torno da doença, já considerada uma pandemia, o Ministério da Saúde está fazendo uma busca pelas pessoas que tiveram contato com os casos confirmados.

Os países considerados focos transmissores da doença são o México, os Estados Unidos, Canadá e Austrália. Ao todo, 78 países registraram casos da doença.Confira a nota distribuida à imprensa na tarde de ontem, sexta-feira, 12.

NOTA À IMPRENSA

Influenza A (H1N1) no Tocantins

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde informa que foi notificado, nesta sexta-feira, 12, um caso suspeito de Influenza A (H1N1) e que já foi realizada a coleta de amostra que será encaminhada para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz- SP. O paciente é proveniente de país com casos confirmados (EUA) e chegou ao Tocantins na última sexta-feira, 05.

O caso suspeito está sendo avaliado com a finalidade de prevenção, acompanhamento, tratamento e controle epidemiológico da doença conforme protocolos da OMS – Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde para a Influenza A.

A Sesau informa que HGP é referência no Tocantins para o tratamento da Influenza A e tranqüiliza a população reafirmando que todas as providências de prevenção, diagnóstico e tratamento estão sendo tomadas. Além de reiterar que não vai permitir, amparada pela lei vigente no Brasil, imagens, entrevistas e divulgação de nomes de pacientes suspeitos ou com confirmação da doença.

Influenza A (H1N1) no Brasil

1. O Ministério da Saúde informa que foram confirmados DOIS NOVOS CASOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Um novo caso na Bahia e outro em Minas Gerais.

2. Os dois pacientes foram infectados pelo vírus A (H1N1) no exterior. Todos os pacientes estão em tratamento e passam bem.

3. Com os novos casos, o total de confirmados no país chega a 54. A distribuição entre os estados fica assim: São Paulo (20), Rio de Janeiro (10), Santa Catarina (10), Minas Gerais (5), Tocantins (4), Mato Grosso (2), Distrito Federal (1), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1). PARA TODOS OS CASOS, ESTÃO SENDO REALIZADOS BUSCA ATIVA E MONITORAMENTO DE TODAS AS PESSOAS QUE ESTABELECERAM CONTATO PRÓXIMO COM ESSESPACIENTES.

4. Além disso, o Ministério da Saúde acompanha 70 CASOS SUSPEITOS de Influenza A (H1N1) no país. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

5. Os casos suspeitos estão nos estados de São Paulo (22), Minas Gerais (15), Santa Catarina (12), Paraná (7), Distrito Federal (4), Rondônia (2), Rio Grande do Norte (2), Rio de Janeiro (2), Pernambuco (2), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1).

6. Além disso, 454 casos foram DESCARTADOS até o momento

7. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta sexta-feira. TODOS OS CASOS IDENTIFICADOS APÓS ESSE HORÁRIO SERÃO CONTABILIZADOS NO DOCUMENTO DO DIA SEGUINTE.

8. Do total de casos confirmados, 12 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

9. Até o momento, 78 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da OMS, sendo que em 32 deles há casos autóctones de transmissão do vírus: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Egito, Equador, Eslováquia, Espanha, EUA, Estônia, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, México, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Reino Unido, Romênia, Suécia e Uruguai.

10. Segundo a OMS, o México, os EUA, o Canadá e a Austrália (Estado da Victoria) são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).

Palmas, aos doze dias do mês de junho de 2009

Comentários (0)