Sesc promove oficina na área de dramaturgia

...

Nos próximos dias 15 e 16 de novembro o Sesc oferece oficina com o tema: Análise do Texto Dramático e Técnicas de Leitura Encenada. O facilitador será o ator, produtor e diretor teatral André Gracindodas 08h às 14h. O curso acontete no Auditório da Fecomércio/SESC, na avenida Teotônio Segurado, próx. ao Detran. As inscrições para as 40 vagas disponíveis são gratuitas e seguem até 13 de novembro. Os interessados deverão encaminhar a solicitação de inscrição a Coordenação de Cultura do SESC/TO, através do e-mail  cenicas.sescto@gmail.com, contendo as seguintes informações: Nome | Grupo/Entidade/Instituição | Função no Grupo/Entidade/Instituição Cidade | Telefone | e-mail. Ou ainda solicitar a inscrição por meio do telefone (063) 3219 9127. A oficina precede as leituras dramáticas que possivelmente serão realizadas com textos de Jorge Andrade (A Pedreira das Almas), Gianfrancesco Guarniere (Eles não usam black-tie), Oduvaldo Viana Filho (Papa Highirte ou Rasga Coração) e Dias Gomes (Campeões do Mundo).  O projeto

O SESC Dramaturgia: Leituras em Cena tem o objetivo estimular a leitura das grandes obras teatrais, nacionais e internacionais, proporcionando a diretores e atores o instrumental necessário para explorar as potencialidades e ângulos que cada obra estudada abrange.

O projeto compõe duas fases. A primeira fase consiste na realização de uma oficina para aprofundamento nas técnicas de leitura dramática. A segunda fase consiste na realização de leituras dramáticas feitas exclusivamente por participantes da oficina. Nesta fase, os atores e diretores escolhidos na oficina receberão cachês (ajuda de custo) e serão orientados pela Coordenação de Cultura do SESC/TO para organização das leituras dramáticas.  Oficina

André Gracindo herdou da família o envolvimento com o universo das artes cênicas. Filho de Gracindo Júnior e neto do consagrado Paulo Gracindo (O Bem Amado), André realiza trabalhos como arte-educador, ator, produtor e diretor teatral. Pesquisador da arte dramática, André Gracindo propõe estabelecer uma rotina técnica para análise dos textos dramatúrgicos: "Trabalharemos com a conceituação de algumas ferramentas de análise de texto e desenvolveremos suas aplicações práticas na obra teatral A Pedreira das Almas de Jorge Andrade. Nosso foco de trabalho serão as dramaturgias clássicas, baseadas solidamente na rede narrativa.

Em alguns momentos, iremos verificar a possibilidade da aplicação de nossos estudos em outras dramaturgias mais permeáveis, cujo sentido não se baseie somente no enredo, destacando pontos de contato entre elas. Nosso segundo objetivo é discutir as especificidades e características de uma leitura dramatizada, com vistas a viabilizar a montagem e a apresentação da leitura de uma obra na etapa posterior deste projeto". Maiores informações no (063) 3219 9127 - cenicas.sescto@gmail.com.

Comentários (0)