Um dos projetos mais bem-sucedidos e nacionalmente reconhecidos do Tocantins é o Salão do Livro, que, em 2011, chega à 7ª edição. Com o objetivo de estabelecer novas parcerias e, também, reafirmar as anteriores, o secretário estadual de Educação, Danilo de Melo Souza, convidou representantes de diversos órgãos públicos para uma reunião, a ocorrer às 14h30 desta quinta-feira, 3, na sala de reuniões da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Dentre os convidados, estão as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia; Comunicação; Cultura; Fazenda; Indústria, Comércio e Turismo; Infraestrutura; e de Juventude e Esportes. Está prevista, também, a presença de representantes da Academia Tocantinense de Letras (ATL), da Redesat, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), da Prefeitura Municipal de Palmas, e das Secretaria de Educação e Fundação Cultural da Capital.
Salão do Livro
Criado em 2001, o Salão do Livro, atualmente, já é destaque certo no calendário educacional e cultural não só do Tocantins, mas, especialmente, da região Norte do Brasil. Tendo como uma das principais metas instigar o hábito da leitura, o evento procura propor questionamentos que levem os participantes a formulares reflexões próprias que os levem a imergir nas obras dos autores envolvidos e, de forma geral, no mundo literário.
Edição anterior
Na última edição, em 2010, a média diária de visitantes chegou a 37 mil, o que totalizou em um público final, após 10 dias de evento, de mais de 379 mil pessoas. Na ocasião, as 500 editoras participantes, que ofertaram aos presentes mais de 80 mil títulos, apontaram o sucesso de vendas após o término do evento, que alcançou um faturamento próximo à casa de R$ 9 milhões, com a venda de 500 mil livros.
Além dos 115 estandes que comportaram as editoras e livrarias, o 6º Salão do Livro contou, ainda, com outros ambientes, como o Auditório Central, o Café Literário, o Cantinho da Leitura, o Espaço Infantil, o Espaço Jovem. Neles ocorreram diversos encontros literários, shows, palestras, gincanas, apresentações teatrais e atividades lúdicas. Ao todo, foram criados dois mil empregos diretos e cerca de três mil indiretos durante a última edição do Salão, gerando movimentação na economia de todo o Estado. (Ascom/Seduc)
Comentários (0)