Simed vai à Sesau hoje pedir providências: centro cirúrgico do HGPP tem cirurgias eletivas suspensas por falta de material

O presidente em exercício do Simed, Dr. Hilton Mota, se reúne nesta tarde com o secretário da Saúde, Nicolau Esteves, para falar da situação do Centro Cirúrgico do HGP. De acordo com o presidente a situação estaria "calamitosa", com falta d...

O presidente em exercício do Sindicato dos Médicos (Simed), Dr. Hilton Mota, disse ao Site Roberta Tum na manhã desta quinta-feira, 31, que tem reunião marcada com o secretário da Saúde, Nicolau Esteves, às 17h de hoje, para falar da situação do centro cirúrgico do HGP, que segundo ele estaria “calamitosa”.

“A situação está calamitosa. Esta é a palavra. Está faltando tudo, medicação, comida e leitos. O corredor está intransitável”, disse o médico. Segundo o presidente, nos corredores do hospital há a informação de que falta até água para fazer a limpeza do centro cirúrgico. “Esta é a informação que se tem nos corredores, não podemos nem confirmar porque lá está intransitável”.

Cirurgias eletivas suspensas

De acordo com o Mota, devido a situação as cirurgias eletivas já não teriam sido suspensas desde a última terça-feira. “Desde terça-feira as cirurgias eletivas estão deixando de serem feitas. Apenas as cirurgias urgentes estão sendo realizadas. Tem paciente aguardando na cadeira há mais de 24h. Eu mesmo tenho um paciente com câncer que precisa ser operado e não sei se vamos conseguir”, enfatizou o médico.

Reunião antes de atitude

Segundo Mota, a reunião de hoje é uma tentativa de resolver os problemas antes que os profissionais tomem uma atitude mais drástica. “Antes de tomar uma postura de convocar todos os médicos, estamos tentando chamar todo mundo para conversar com o secretário. Queremos que ele tome uma providência. Se não tomar vamos fazer uma mobilização para tomarmos uma atitude”, concluiu o secretário.

Devem participar da reunião na Sesau médicos de Palmas, Porto Nacional e Gurupi, onde os problemas também estariam ocorrendo.

Sesau

Procurada para falar sobre o assunto, a assessoria de comunciação da Sesau disse que somente comentará o mesmo após a reunião agendada para esta tarde.

Comentários (0)