Sindicato protocola no TCE pedido de mudanças no edital de licitação da Secom

O Sinidicato das Indústrias Gráficas protocolou nesta quarta, 24, no Tribunal de Contas do Estado um pedido de mudanças no edital de licitação da contratação de serviços de publicidade na Secretaria estadual de Comunicação....

O pedido de mudanças no Edital de Licitação para contratação de serviços de propaganda e marketing do Governo do Estado foi protocalado oficialmente nesta quarta-feira. A ação é de autoria do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Tocantins - Sigto, junto ao Tribunal de Contas do Estado - TCE, Secretaria de Estado da Comunicação - Secom, e Sindicato das Agências e Produtoras do Tocantins - SINAPRO. Os empresários argumentam que o setor gráfico enfrenta dificuldades na redação do documento publicado pelo Poder Executivo Estadual, onde convoca as empresas interessadas em concorrer ao certame. R$ 41,7 milhões são disponibilizados pela Administração Estadual para propaganda em 2009.

"A redação implicará em frontal afetação dos interesses do setor gráfico, posto que não haverá mecanismo prático que lhes assegure o pagamento por parte do Estado ou da empresa vencedora da licitação, sendo, assim, necessário a revisão da minuta", diz o ofício.

O documento coloca em questão também as formas de pagamentos pelos serviços prestados. Segundo os empresários o edital não estabelece prazo. "Como é possível emitir nota fiscal em nome da CONTRATANTE [O Governo] sendo que o pagamento é realizado diretamente à CONTRATADA [Agência] para posterior repasse ao terceiro [Gráfica] e ainda, que garantia de repasse pela CONTRATADA os terceiros terão, vez que não se estabelece prazo para tal pagamento, vez que não possuem nota de empenho em seu nome?", interroga o Sindicato.

Cancelado

Há 13 dias a Secom cancelou o Edital que convidava as agências para a licitação. O fato ocorreu em 17 de fevereiro, conforme publicação do Diário Oficial, com data retroativa a 12 de fevereiro. A superitendência da Secom explicou que o Poder Executivo vai mudar o processo, acrescentando a discriminação dos serviços a serem licitados. Entre esses estão a previsão de peças publicitárias a serem veiculadas, folders a serem adquiridos e inserções nas emissoras de rádio e televisão.

A Secretaria de Estado não divulgou ainda a nova data para abertura da concorrência e divulgação das empresas vencedoras da licitação.

Comentários (0)