Siqueira reage, em nota, contra extinção do programa Pioneiros Mirins

O ex-governador Siqueira Campos (PSDB), líder da União do Tocantins no Estado distribuiu nota à imprensa na tarde desta terça-feira, 22, lamentando a extinção do programa "Pioneiros Mirins", anunciada pelo governador interino, Carlos Gaguim (PMDB). N...

Confira a íntegra da nota distribuída à imprensa pelo ex-governador Siqueira Campos, que foi o criador do programa Pioneiros Mirins. Em determinado trecho ele chega a sugerir que mudem o nome do programa, se for preciso, mas que o mantenham. "Quem tentar destruir os Pioneiros Mirins, sonho de todos nós e das famílias mais pobres, vai pagar muito caro. Podem anotar", alerta.

NOTA À IMPRENSA - SOBRE O PROGRAMA PIONEIROS MIRINS

Ao Povo e às Lideranças Idôneas:

Profundamente decepcionado, com muita tristeza, vejo as notícias do abandono dos Pioneiros Mirins e do calote que estariam dando por decidirem não pagar os 6 (seis) meses atrasados das suas Bolsas-Escola.

Não bastasse esse absurdo, tomo conhecimento que o Governo Interino vai acabar com o Programa Pioneiros Mirins, o primeiro Programa de Bolsas-Educação criado no Brasil, ao qual o Estado do Tocantins deve grande parte da paz social, que apesar de destruída por ação ou omissão de certos governantes, ainda nos resta.

Vivamente preocupado com o presente e, especialmente com o futuro, diante da tragédia social que o abandono promove, cujos contornos já começam a desestabilizar às diversas comunidades do Estado, principalmente, a Palmas, nossa Jovem Capital, e às grandes e médias cidades pelo poder de atração que têm, sem deixar de estender nossas preocupações quanto ao crescimento da violência e da corrupção, que levam as ações criminosas de todos os níveis e a insegurança geral.

Temos visto, com real espanto, uma descomunal e continuada farra de gastos com o dinheiro público, porque não tem recursos para pagar as Bolsas-Escola dos Pioneiros Mirins?

Contas sem previsão orçamentária são pagas, porque não pagam aos Pioneiros Mirins que estão regularmente apropriados?

Como acabar com um Programa de tal dimensão e de tamanha repercussão social no presente e no futuro, sonho acalentado pela família tocantinense?

Será que ainda existe alguém neste Estado que possa pensar que os Pioneiros Mirins sejam um mero castelo de areia?

Quem tentar destruir os Pioneiros Mirins, sonho de todos nós e das famílias mais pobres, vai pagar muito caro. Podem anotar!

O dinheiro das Bolsas dos Pioneiros Mirins é pouco, mas é por demais importante para tirar as crianças e os jovens das ruas e segurá-los nas escolas, nas ações coordenadas e monitoradas das escolinhas e dos grupos de treinamento, capacitação e preparação para a vida, a paz social e a convivência democrática e cristã, com respeito mútuo e amor ao próximo.

As escolas, os grupos e as escolinhas são os lugares seguros para os nossos jovens ficarem protegidos dos criminosos, das drogas, da ignorância e da violência.

Nos grupos e nas escolinhas as crianças e os jovens terão a parte complementar às escolas de ensino fundamental. E ficarão protegidos pela ocupação e pelo interesse que as diversas opções pré-profissionais lhes despertarão.

Dezenas de cursinhos informais ou não, podem e devem estar à disposição de todos. INTERNET e computação em geral, ARTES (música, execução e composição em especial, literatura, poesia, poesia popular de cordel, desenho, pintura, danças populares/balés, etc), ESPORTES (futebol, basquete, vôlei, natação, lutas diversas, etc). PROFISSÕES DIVERSAS, em especial produção de mudas, jardinagem, eletricistas, sapateiros, carpinteiros, marceneiros, que tanta falta faz às diversas comunidades e ao Estado.

O objetivo maior do Programa Pioneiros Mirins e dos diversos programas direcionados às crianças, aos jovens, carentes, desempregados, deficientes e outros programas que criei quando Governador para ocupar a todos, ENSEJAR GANHO E CONHECIMENTO, mas sobretudo para tirar as crianças e os jovens das ruas e prepará-los para aproveitar as oportunidades e para a competição neste mundo de tantos avanços científicos e tecnológicos, mas de tantos riscos, contradições e de reduzidos espaços para os mais pobres.

A falta de pagamento das Bolsas-Escola dos Pioneiros Mirins obriga as nossas crianças e os nossos jovens a partirem para as ruas em busca do dinheirinho para comprar a comida da casa de pais desempregados ou mesmo de ganho reduzido.

Dirijo-me, pois, a parte ética, honesta, idônea e responsável das nossas lideranças políticas, com ou sem mandato, conclamando a todos para, juntos, fazermos o que estiver ao nosso alcance, no sentido de fazer o Governo Interino voltar atrás dessa decisão injusta e até mesmo criminosa, para evitar o quadro de grande tragédia social que visivelmente se esboça e comprometerá irremediavelmente a paz que ainda existe e a garantia de futuro às atuais e às novas gerações.

É PRECISO TER CORAGEM, HUMILDADE E RESPEITO AO POVO PARA CORRIGIR ESSE TERRÍVEL ERRO.

Se o nome do Programa Pioneiros Mirins incomoda pela lembrança do nome do Velho Siqueira, mudem de nome mas mantenham o programa.

POR JESUS E PELO POVO. EU EXIJO JUSTIÇA, PAZ E GARANTIA DE FUTURO, Ó NOBRES GOVERNANTES DESTA TERRA!

CO YVY ORE RETAMA.

Palmas, 22 de setembro de 2009.

JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS

Ex-governador do Estado

Comentários (0)