Sisepe apresenta contraproposta para governo hoje

Continua o impasse em relação ao reajuste de 25% para os servidores do Quadro Geral, durante reunião ocorrida ontem, entre sincato e governo, e logo após assembléia geral entre os servidores associados, o sindicato apresenta contraproposta hoje....

A segunda reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins-SISEPE-TO e a equipe do governo para negociar o pagamento do reajuste de 25% concedidos aos servidores do Quadro Geral em dezembro de 2007, foi realizada na tarde desta quinta-feira 20, às 15h, na Secretaria Estadual do Planejamento, em Palmas.

A expectativa do sindicato e dos servidores era que o governo apresentasse uma proposta concreta de pagamento do reajuste e que viesse atender ao anseio da categoria.

Proposta apresentada pelo Governo:

O Governo apresentou a proposta que fosse pago 8% em outubro de 2009; mais 8% em outubro de 2010 e 7,16% em janeiro de 2011.

Outro ponto discutido no encontro foi quanto ao pagamento do retroativo. Para o retroativo a proposta apresentada foi: iniciar o pagamento a partir de fevereiro de 2011, após termino da implantação dos 25%, sendo divido em 60 parcelas, ou seja, o prazo se estenderia por cinco anos.

Posicionamento do Sisepe

Os servidores não aceitaram a proposta e deliberaram uma contraproposta na assembléia geral extraordinária, ocorrida logo após a reunião, exigindo o pagamento do reajuste de 25% e negociar o retroativo da seguinte forma: a partir de janeiro de 2010, dividido em cinco parcelas. O sindicato vai enviar hoje essa contraproposta para o secretário do Planejamento para que seja agendada uma nova data para dar andamento nas negociações.

O presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, fala do andamento das negociações após a decisão tomada pelos servidores em assembléia. “A proposta feita pelo governo não era o que a categoria esperava, portanto, agora vamos apresentar a contraproposta deliberada em assembléia para dar andamento nas negociações”, concluiu.

Presenças na reunião

Na reunião com a equipe do governo estiveram presentes para tentar um acordo com o sindicato, o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro, o vice, Wistom Gomes, o assessor jurídico da entidade, Rodrigo Coelho, o secretário estadual do Planejamento, José Augusto Pires de Paula, a secretária de administração Sandra Gondim, o secretário da Fazenda, Marcelo Olímpio, os deputados estaduais Marcelo Lelis, Raimundo Palito e a líder do governo, a deputada Josi Nunes.

Histórico

O reajuste de 25%, objeto de discussão entre governo e sindicatos, com intermediação da Assembléia Legislativa foi concedido e posteriormente revogado ainda em 2007. Duas ações tramitam na justiça: uma no STJ, movida pelo Partido Verde, e outra no Tribunal de Justiça, mandado de segurança para garantir o pagamento. Há cerca de três semanas o governo abriu um canal de discussão com os sindicatos, e participação da Assembléia Legislativa. A reunião desta quinta-feira, foi a terceira em busca de uma fórmula que atenda as necessidades sindicais, dentro da capacidade de pagamento do Estado.

Comentários (0)