Soldado Araújo queima pneus em protesto contra buracos e é denunciado por Suarte por crime ambiental

O Secretário de Meio Ambiente de Miracema denunciou que o vereador da cidade, Soldado Araújo, teria cometido crime ambiental na noite da última sexta-feira, ao colocar fogo em pneus em protesto contra os buracos nas ruas da cidade. De acordo com o se...

O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Miracema, Flávio Suarte, encaminhou denuncia à imprensa neste sábado, 9, contra o vereador João Batista, mais conhecido como Soldado Araújo, por crime ambiental.

De acordo com o secretário na noite da última sexta-feira, 8, o vereador teria colocado fogo em pneus em uma avenida da cidade de grande movimentação em protesto pelos buracos nas ruas do município. “O referido Vereador, deliberadamente, a pretexto de promover um protesto contra a existência de buracos nas vias públicas, tomou a iniciativa de promover, patrocinar, praticar por suas próprias mãos e incentivar outrem a assim o fazer, a queimar dezenas de pneus em uma avenida de grande movimentação em Miracema, caracterizando um flagrante de crime ambiental”, afirma o secretário.

 O secretário destaca ainda que “sem adentrar no mérito das causas do protesto, já que este é um assunto que, a nosso ver, deveria ter sido tratado em outras instâncias, ou com outros instrumentos de manifestação pública, fato é que o nobre Vereador, uma autoridade constituída do Município, que deveria investir-se de sua autoridade para dar o exemplo aos demais cidadãos e cidadãs miracemenses, exemplo de cidadania, de respeito às leis, de respeito ao meio ambiente e aos demais munícipes, ao contrário, invocou a autoridade de um Vereador para convocar a sociedade através da emissora de rádio FM local para incentivar a prática do crime ambiental, e promoveu uma queima de pneus jamais vista em Miracema”.

 Segundo Suarte, o vereador não teria noção da dimensão do dano que causou ao meio ambiente e à saúde humana. “Por ser um derivado do petróleo, as substâncias liberadas na combustão são consideradas altamente tóxicas e, se inaladas com certa frequência, tornam-se um risco para a saúde também de quem vai conter a queima”, frisa o secretário, entre outros malefícios que o ato pode ter gerado.

O secretário, que acionou a Polícia Militar e a Cipama assim que tomou conhecimento do ato, disse que entrará com uma representação criminal por crime contra o meio ambiente em desfavor do vereador, na próxima segunda feira, 11. O secretário também pretende representar pela quebra do decoro parlamentar junto à Câmara Municipal, pela forma com que o vereador conduziu “a prática do ato criminoso”.

 "Lamentavelmente o vereador soldado Araújo não foi autuado em flagrante e preso e conduzido para a Delegacia de Polícia, como deveria ter sido feito, todavia, as medidas legais serão tomadas para que este crime praticado pelo mesmo não seja impune", afirma o secretário.

O outro lado

O Site Roberta Tum tentou contato com a Câmara de Miracema neste sábado, 9, para obter o telefone do vereador Soldado Araújo e ouví-lo a respeito, mas como no sábado não há expediente as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para que o vereador possa se pronunciar a respeito.

Comentários (0)