Os requerimentos que tramitavam em regime de urgência foram aprovados na Assembléia Legislativa nesta quarta-feira, 4. Dois deles foram bastante debatidos no plenário nos últimos dias, o da deputada Solange Duailibe (PT), que solicita que a Casa convide os secretários Municipal e Estadual de Saúde, Samuel Bonilha e Nicolau Esteves, para prestar esclarecimentos e o do deputado Marcelo Lelis (PV), que solicita que o Governo do Estado seja oficiado pra a compra de um hospital particular em Palmas.
O requerimento da deputada Solange, foi apresentado na última quarta, 28, e solicita que os secretários compareçam em Plenário a fim de prestar esclarecimentos sobre o termo de cooperação firmado em 2011 entre a Prefeitura e o Estado. “Espero que com a aprovação os secretários compareçam o mais breve possível”, ressaltou a deputada na ocasião.
Tendo em vista as discussões a respeito da situação da Saúde na Capital, e a falta de consenso entre o termo de cooperação entre Estado e Prefeitura, os deputados Marcelo Lelis, José Augusto (PMDB), Wanderley Barbosa (PSB) e a deputada Luana Ribeiro (PR) subscreveram o requerimento. Segundo as informações de Solange, são mais de R$ 40 milhões anuais repassados da Prefeitura para o Estado para auxiliar na manutenção do Pronto Socorro do HGP.
Compra do hospital particular
Outro requerimento aprovado na Casa de Leis nesta quarta e que causou debates entre os parlamentares foi o de autoria do deputado Marcelo Lelis (PV) que solicita que o Governo do Estado seja oficiado com a finalidade de incentivar a compra de um hospital particular para atender a demanda da Saúde em Palmas.
Apesar de ter conseguido 17 assinaturas, além da sua, Lelis obteve a resistência da deputada Solange Duailibe e do deputado Wanderlei Barbosa (PSB), que se recusaram a assinar a solicitação. “Eu não assino este requerimento por acreditar que é um contracenso. Como que na semana passada o deputado estava colocando a culpa dos problemas da Saúde no Município e agora quer que o Estado compre um hospital”, afirmou Wanderlei na ocasião da apresentação do requerimento.
Mais requerimentos foram aprovados
Outros sete pedidos que tramitavam em regime de urgência e foram aprovados na sessão, são os de autoria dos deputados Freire Júnior (PSDB) que pede a recuperação do trecho da TO-050, entre Natividade e Arraias, Josi Nunes (PMDB) quer a recuperação asfáltica de Gurupi, Toinho Andrade (PSD) que solicita a implantação de um centro de hemodiálise em Porto Nacional
Também foram aprovados requerimentos dos deputados Carlão da Saneatins (PSDB), Amália Santana (PT), Osires Damaso (DEM), Raimundo Palito (PP), dos socialistas Eduardo do Dertins e Manoel Queiroz, dos peemedebistas Wilmar do Detran, Eli Borges, Iderval Silva e Josi Nunes, do petebista José Geraldo e de Wanderlei Barbosa (PSB).
Em outro requerimento aprovado em regime de urgência, a deputada Luana Ribeiro (PR) pede que o Governo construa, em outro local, o presídio previsto para a Fazenda Vale do Akauam, no município de Aparecida do Rio Negro. (Com informações da assessoria)
Comentários (0)