TCE é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Tribunal de Contas do Tocantins é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Os vencedores serão e premiados durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (CONBRASCOM), que se realiza entre 2...

O Tribunal de Contas do Tocantins é finalista em três categorias do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Os vencedores serão e premiados durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (CONBRASCOM), que se realiza entre 20 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. Nesta edição, o TCE/TO é o único representante das cortes de contas do país classificado entre os finalistas.

Na categoria Programa de TV Regional, concorre o “TCE Notícia”, já o “Minuto TCE” disputa como melhor Programa de Rádio. O Tribunal de Contas do Estado também é finalista na categoria Projeto Institucional, com o “Agenda Cidadã”.

Para o assessor de comunicação do TCE, Lauri Meyer, estar entre os finalistas “demonstra o resultado do trabalho de toda a equipe da Ascom e aponta que estamos no caminho certo. Planejamos ações de comunicação interessantes para a sociedade, com um Tribunal de Contas mais transparente”, destaca.

A lista dos finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça pode ser conferida no site. Puderam concorrer as assessorias de comunicação de órgãos ligados à Justiça de todo país, como Defensorias, Ministério Público, Procuradorias da República, Tribunais Superiores e Tribunais de Justiça, além dos Tribunais de Contas.

Prêmio bate recorde de trabalhos inscrito

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, dividido em 20 categorias, está na nona edição. Este ano, recebeu um total de 178 trabalhos, batendo recorde de inscrições. A premiação é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, FNCJ.

Conheça os projetos finalistas do TCE/TO

TCE Notícia

Com duração média de 5 minutos cada edição, o TCE Notícia é veiculado quinzenalmente na emissora púbica (Redesat) e no site do TCE. Estreou em 16 de abril de 2010, divulgando as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno e outras iniciativas do TCE/TO. Tem como finalidade esclarecer o papel da Corte de Contas, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social, entendido como a fiscalização do dinheiro público exercida pela sociedade. Todas as edições são coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social (Ascom). O TCE Notícia também é publicado no site do Tribunal.

Minuto TCE

Veiculado três vezes por semana, nas 50 rádios comunitárias do Tocantins e na 96 FM, com duração de 1 minuto, divulga as decisões tomadas nas sessões das Câmaras e do Pleno, bem como outras iniciativas do Tribunal, a exemplo da Ouvidoria e dos serviços prestados à sociedade. Lançado em 13 de abril de 2010, o programa adota perfil jornalístico, levando à comunidade a missão do Tribunal, além de conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social. Todas as edições são idealizadas, coordenadas e aprovadas pela equipe da Assessoria Comunicação Social (Ascom) do Tribunal. O Minuto TCE também é publicado no site do Tribunal, no endereço.

Projeto Agenda Cidadã 

Inclusão Digital com Responsabilidade Social é resultado de um convênio firmado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. A iniciativa visa promover a formação e capacitação da sociedade, bem como dos técnicos e gestores públicos, de forma a contribuir para o efetivo exercício da cidadania.

Os principais objetivos do projeto são facilitar o acesso da população às tecnologias da informação, desenvolver mecanismos de controle social sobre as ações governamentais, estimular a sociedade a avaliar a efetividade das ações de governo e os alcances sociais, bem como minimizar os procedimentos que incitam a corrupção, quando no trato dos recursos públicos. Todos os municípios participantes receberam equipamentos eletrônicos e kits contendo material educativo sobre diversos temas.

Os cursos e capacitações são levados até os municípios por meio do Programa de Formação de Agentes Públicos, FORMAP. As teleaulas, gravadas pelos próprios técnicos do TCE, foram distribuídas aos municípios beneficiados em formato de DVD e disponibilizadas em ambiente virtual de ensino e aprendizagem, na plataforma moodle. (Da Assessoria)

Comentários (0)