Segundo um técnico de informática que preferiu não ser identificado, o sinal da internet implantado pelo projeto UFT Conecta não funciona de acordo com as propagandas feitas. De acordo com as informações, o técnico já efetuou vários testes e verificou que raramente é possível acessar a internet, que apresenta uma velocidade muito baixa. “Já fiz testes e pude constatar que a rede praticamente não funciona. A velocidade é péssima e raramente consigo acessar a internet” explicou.
Segundo o técnico, alguns setores de Taquaralto não possuem acesso ao sinal o que, para ele, significa que o projeto não est[á contemplando quem devia receber o benefício. “Por ser uma internet social, deveria atender a população mais carente, mais pude notar que moradores de Maria Rosa, Vale do Sol e Morada do Sol ficam de fora” ressaltou o técnico. O técnico questionou ainda a qualidade dos equipamentos, motivo que não condicionaria a transmissão de um bom sinal.
Reitor explica
O reitor da UFT, Alan Barbiero, explicou ao Site RT que o problema pode ser na instalação, uma vez que é necessário o uso de uma antena externa para garantia de resultados positivos. Ainda segundo o reitor, o sinal da rede abrange toda população urbana de Palmas, exceto o distrito de Taquaruçu por razões de localização.
Ainda segundo Barbiero, o projeto garante acesso a internet social gratuita numa velocidade limitada de 128 kb/s a 512 kb/s, o que seria suficiente para que se possa navegar em sites de pesquisa, emails e redes sociais. “É uma internet que garante que pessoas desprovidas possam usufruir desse beneficio”, afirmou o reitor.
Barbiero ressaltou que desconhece as afirmações feitas pelo técnico de informática, e segundo explicou a equipe responsável pelo monitoramento da rede não detectou nenhum erro que seja associado à falha nos equipamentos ou ligados ao sinal da rede. “ O sinal está ótimo, temos recebido muitos elogios e algumas empresas até já estão utilizando, os erros estão ligados a falta de informação dos usuários”, destacou.
Eleições para Reitoria
Ao ser questionado sobre as eleições para novo reitor e vice-reitor da UFT, Barbiero afirmou estar tranquilo e informou que ainda não é possível dar muitos detalhes de como vai ocorrer o pleito, uma vez que agora que está iniciando o processo para abertura das inscrições dos candidatos.
O reitor destacou que alguns pré-candidatos já estão se movimentando e buscam apoio junto às comissões. Segundo informou, Barbiero vai deixar a reitoria no final do mês de maio e sua opção de apoio será por membros de sua equipe. “Vou apoiar pessoas que fazem parte da minha equipe,mas agora que estamos no início do todo processo eleitoral”, concluiu Barbiero.
(Colaborou Thaise Marques)
Comentários (0)