Tião Cidadão : 30 anos fazendo história no Tocantins

...

Começa nesta quarta a partir das 20 horas no Espaço Cultural a solenidade de entrega do título de “Cidadão Tocantinense” ao jornalista, escritor e compositor José Sebastião Pinheiro (Tião Pinheiro) que comemora 30 anos de profissão. O título foi proposto pela deputada estadual Solange Duailibe e aprovado pela Assembléia. Vai ser com música e literatura a celebração que se estenderá para Porto Nacional, no dia 20, e em Monte Alegre dia 22.

Na noite de hoje, Tião Pinheiro lança o livro de poemas De sonhos e de construção, o CD - duplo Lugares e relança o CD Chave. O show tem a produção de Luiz Chaffin e conta com a participação especial de Maria Eugênia e Sandro Petrilli e abrilhantando a festa participam os músicos tocantinenses : Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Gilberto Correia, William Borjazz, Dorivã, Diomar Naves, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Broder Bastos e a Banda Mestre Kuca.

A programação segue amanhã 20 em Porto nacional no Centro Cultural Durval Godinho e na terra natal, Monte Alegre de Goiás,  dia 22, o show de lançamentos será no Ginásio de Esportes. Outros shows já estão sendo agendados em outras cidades do Tocantins, capitais brasileiras como Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e também em Buenos Aires (Argentina).

Vida e Obra

Natural de Monte Alegre de Goiás, onde nasceu no dia 9 de maio de 1954, Tião Pinheiro é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo).  Iniciou sua carreira em 1978 como revisor na Folha de Goiaz (Diários Associados), em Goiânia-GO., onde atuou também como repórter. Antes, foi colaborador em suplementos culturais da capital goiana, o que motivou o convite para ingressar no jornalismo, sua grande paixão. Na Organização Jaime Câmara desde 1979, Tião Pinheiro foi revisor de páginas, repórter, crítico musical e sub-editor de Cultura do jornal O Popular antes de assumir, em 1988, ainda em Goiânia, onde residiu por mais de 20 anos, a editoria-geral do Jornal do Tocantins, cargo que ocupa até hoje. Realizou, paralelamente, assessorias empresarial, política e cultural, ganhou prêmios no Jornalismo e na Literatura  Filho do músico e lavrador Dionísio Gonçalves de Souza e da funcionária pública Zenith Pinheiro de Souza (falecida em 1997), Tião Pinheiro saiu de sua cidade ainda menino em busca de estudos. Aos 12 anos de idade foi, de carona, para Suzano (SP), onde estudou por dois anos até voltar para Monte Alegre e, depois, Porto Nacional – então norte-goiano.

Nesta cidade a partir de 1969, ele entrou para o Seminário São José e, aluno do consagrado Colégio Sagrado Coração de Jesus das freiras dominicanas, viveu o que considera o seu principal período de aprendizado. Além de seminarista, Tião Pinheiro trabalhou em loja de móveis, supermercado e em empresa de transporte aéreo e, ainda em Porto Nacional, conquistou prêmios em vários festivais regionais. Jornalista com livre trânsito nas áreas política, econômica, esportiva, social e cultural, Tião Pinheiro chega aos 30 anos de profissão com o patrimônio da determinação, respeito e credibilidade.

 

(Com informações de Melck Aquino)

Comentários (0)