Tocantins aumenta produção de grãos, diz pesquisa

Os dados revelam um nível maior de produtividade para o Estado....

A pesquisa realizada pelo governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, denominada “Caravana da Produção Agropecuária”, aponta aumento da produtividade de soja e milho no Tocantins. Os dados foram constatados durante o levantamento da produção agrícola e sanidade vegetal, no mês de março. Os técnicos visitaram propriedades rurais de Pedro Afonso, Campos Lindos, Silvanópolis, Porto Nacional, Santa Rosa, Dianópolis e região da garganta, em mateiros, divisa dos estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins.

A área da soja percorrida corresponde a um total de 56,6 mil hectares, com expectativa de alta produtividade na região, com uma média de 3,2 mil quilos por hectare. A produção do milho também promete atingir uma boa safra, com 7,9 mil quilos por hectare. A soja encerra a colheita no final de abril e o milho em maio.

Segundo o coordenador de produção vegetal, Telmo Gosch, a expectativa de produção para a próxima safra é resultado da aplicação de recursos tecnológicos com técnicas de manejos adequados e clima favorável ao plantio dos grãos. ”Este conjunto de fatores permitirá a melhoria da produtividade agrícola constatada nas regiões, onde percorremos”, avaliou.

A Caravana é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Seplan – Secretaria de Planejamento, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins.

 

Comentários (0)